Jornal do Brasil

Internacional

Por Chanucá, Trump lembra vítimas de tiroteio em sinagoga de Pittsburgh

Presidente lamentou que judeus seguem enfrentando violência e ódio no mundo

Jornal do Brasil

O presidente americano, Donald Trump, enviou neste domingo uma mensagem aos judeus de todo mundo no início da festa do Chanucá, a Festa das Luzes, recordando as vítimas do tiroteio em uma sinagoga em Pittsburgh, em 27 de outubro.

"Melania e eu enviamos os nossos mais calorosos cumprimentos aos nossos irmãos e irmãs judeus nos Estados Unidos, em Israel e no mundo inteiro por ocasião da festa do Chanucá", escreveu o presidente em uma mensagem.

"Lamentavelmente, os judeus atualmente seguem enfrentando diferentes formas de violência, ódio e intolerância no mundo", acrescentou.

{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jb.com.br/_midias/jpg/https://www.jb.com.br/_midias/jpg/2018/12/02/97x70/1_trump-128756.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5c045de8b8ccc', 'cd_midia':128763, 'ds_midia_link': 'https://www.jb.com.br/_midias/jpg/2018/12/02/627x418/1_trump-128756.jpg', 'ds_midia': 'Presidente Donald Trump  
', 'ds_midia_credi': 'AFP PHOTO / Yuri KADOBNOV', 'ds_midia_titlo': 'Presidente Donald Trump  
', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '627', 'cd_midia_h': '418', 'align': 'Left'}

"Pensamos em todos os membros da congregação da Árvore da Vida - Or L'Simcha - que tragicamente perderam a vida em Pittsburgh em outubro", assinalou.

Robert Bowers, um americano de 46 anos, cometeu o ataque antissemita mais letal das últimas décadas nos Estados Unidos, assassinando a tiros 11 judeus que se encontravam reunidos nessa sinagoga.

A cada ano, nos jardins sul da Casa Branca, uma menorá gigante se levanta iluminada durante os dias da festa.