Jornal do Brasil

Internacional

Seis baleias encalhadas são resgatadas na Nova Zelândia

Jornal do Brasil

Seis baleias encalhadas foram resgatadas na Nova Zelândia, informou nesta terça-feira o Departamento de Conservação Ambiental.

Biólogos e voluntários utilizaram embarcações de dragagem para rebocar as baleias pigmeus, parte de um grupo de 12 mamíferos que encalharam no extremo norte do país no domingo.

Os animais foram levados a cerca de 400 metros da costa.

"Esperamos que as seis baleias que foram salvas permaneçam no mar", disse o Departamento de Conservação em um comunicado, acrescentando que outras duas baleias morreram porque não conseguiram se manter no mar.

Duas das baleias já estavam mortas e outras duas morreram depois de serem encontradas pelos salva-vidas na costa oeste da Ilha do Norte.

As oito restantes foram transportadas por caminhão até a costa leste na segunda-feira, onde as condições do mar eram mais calmas.

Em pouco tempo, outros casos de animais encalhados foram registrados, incluindo uma cachalote e uma cachalote pigmeu na costa norte da ilha.

No sábado passado, outras 145 baleias-piloto foram encontradas na ilha de Stewart, a 30 quilômetros da costa sul da Ilha do Sul.

Metade das baleias já estava morta e, devido às condições das demais e à localização remota e de difícil acesso, foi tomada a decisão de sacrificar as outras.

Não se sabe exatamente por que as baleias e golfinhos encalham, mas algumas razões podem ser doenças, erros de navegação, características geográficas, uma súbita mudança de maré, perseguição por um predador ou condições meteorológicas extremas.

ns/grk/rma/sag/pc/mr