Jornal do Brasil

Internacional

Acordo do Brexit só é bom para a UE, diz Trump

Presidente afirmou que tratado pode impedir pacto comercial

Jornal do Brasil

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou nesta segunda-feira (26) o acordo entre Reino Unido e a União Europeia sobre o Brexit e afirmou que o tratado afasta a hipótese de uma parceria comercial entre Washington e Londres.

Em entrevista na Casa Branca, Trump disse que o acordo "é bom apenas para a UE". "Quer dizer que o Reino Unido pode não ser mais capaz de fazer comércio com os Estados Unidos", declarou.

O acordo do Brexit prevê a manutenção de uma união aduaneira entre Reino Unido e União Europeia, solução que desagrada aos defensores do rompimento com Bruxelas, já que manterá os dois lados ligados por tarifas externas comuns.

A primeira-ministra britânica, Theresa May, rebateu as palavras de Trump e disse nesta terça (27) que o acordo não será um obstáculo a um futuro tratado de livre comércio com os EUA. "Nós já colocamos as bases para um ambicioso acordo comercial com os EUA nas reuniões de grupos de trabalho que, até agora, já se encontraram cinco vezes", afirmou um porta-voz da premier.

Trump é apoiador do Brexit e já aconselhou May até a processar a UE em vez de negociar os termos do divórcio. Já aprovado no Conselho Europeu, o acordo do Brexit deve ser votado no Parlamento do Reino Unido em 11 de dezembro, antes de seguir para o Parlamento da UE.