Jornal do Brasil

Internacional

EUA reabrem passagem de fronteira entre San Diego e Tijuana

Jornal do Brasil

O governo os Estados Unidos reabriu a passagem de San Ysidro, que liga San Diego à cidade mexicana de Tijuana, depois de manter o local fechado por algumas horas em consequência da tentativa de centenas de migrantes de pular a cerca de proteção.

A Agência de Alfândegas e Proteção de Fronteira dos Estados Unidos comunicou a reabertura em uma série de mensagens no Twitter, nas quais anunciou em um primeiro momento a retomada do acesso de pedestres e depois o tráfego de veículos.

Quase 500 migrantes centro-americanos tentaram atravessar no domingo em Tijuana a fronteira entre México e Estados Unidos, mas desistiram depois que os guardas americanos usaram gás lacrimogêneo.

Desesperados, os migrantes saíram de um abrigo onde estão quase 5.000 pessoas e subiram em uma das cercas na fronteira, o que surpreendeu os policiais mexicanos.

A situação provocou o fechamento da fronteira por algumas horas e os migrantes retornaram assustados para o abrigo, após a dura resposta dos americanos e em meio a boatos de que poderiam ser detidos por policiais mexicanos,

Um migrante que pediu para não ser identificado denunciou o uso de balas de borracha pelos americanos.

O ministério do Interior mexicano advertiu em um comunicado que as pessoas identificadas que participaram nos atos violentos podem ser deportadas imediatamente.

As autoridades de Tijuana anunciaram a detenção de 24 hondurenhos, assim como de 15 mexicanos acusados de tentativa de agressão contra os migrantes.

 

ia/qan/mls/lda/fp