Jornal do Brasil

Internacional

Calma retorna à cidade iemenita de Hodeida após noite de confrontos

Jornal do Brasil

A calma voltou nesta terça-feira (20) a Hodeida, uma cidade portuária controlada pelos rebeldes huthis no oeste do Iêmen, depois de intensos combates à noite - disseram moradores ouvidos por telefone pela AFP.

O barulho das armas já não se ouvia mais cedo pela manhã, relataram moradores, contactados de Khokha, a cerca de 100 quilômetros ao sul de Hodeida, em um setor controlado pelas forças pró-governo.

Violentos combates explodiram na segunda à noite entre rebeldes e forças pró-governo na cidade, apesar dos apelos por uma trégua e dos esforços para encontrar uma solução política para o conflito no Iêmen.

Estes combates, os mais violentos desde a desescalada de 14 de novembro, concentraram-se no leste da cidade, onde os rebeldes atiraram, provocando uma resposta das forças pró-governo, disse uma autoridade das forças oficiais locais.

A coalizão militar liderada pela Arábia Saudita lançou 12 ataques aéreos, acrescentaram as mesmas fontes.

Veículos de comunicação controlados pelos rebeldes relataram que os confrontos duraram quatro horas e afirmaram que as forças pró-governo sofreram "grandes perdas".

Os confrontos em Hodeida, uma cidade pela qual passam 75% da ajuda humanitária que chega ao Iêmen, aconteceram apesar das posições manifestas nesta segunda-feira pelo governo e pelos rebeldes a favor dos esforços de paz da ONU.

 

str/mh/feb/sag/pc/tt