ASSINE
search button

Vulcão de Fogo inicia novo ciclo eruptivo na Guatemala

Compartilhar

O vulcão de Fogo, próximo à capital da Guatemala e que em junho passado deixou quase 200 mortos, iniciou neste domingo uma nova fase eruptiva com expulsão de colunas de cinzas e lava, informou a entidade encarregada da defesa civil.

O colosso "iniciou uma nova fase eruptiva, a número 5 do ano" com uma coluna de cinzas que se eleva mais de 1.000 metros sobre a cratera, disse a jornalistas David de León, porta-voz da Coordenadoria Nacional para a Redução de Desastres (Conred).

O vulcão, de 3.763 metros de altura, está localizado 35 km ao sudoeste da Cidade da Guatemala.

De Léon acrescentou que em ao menos sete comunidades próximas ao vulcão foram reportadas "quedas de partículas de cinzas", mas por enquanto não houve evacuações.

A quarta fase eruptiva do vulcão de Fogo foi registrada entre 6 e 9 de novembro, sem vítimas nem danos.

No último 3 de junho o vulcão teve uma potente erupção que provocou uma avalanche de material ardente que devastou a comunidade San Miguel Los Lotes, deixando 194 mortos e 234 desaparecidos.

Junto com o Vulcão de Fogo, também permanecem ativos na Guatemala os vulcões Pacaya, 20 km ao sul da capital, e o Santiaguito, 117 km ao oeste, que aumentaram sua atividade mas sem entrar em fase eruptiva.