Jornal do Brasil

Internacional

Foto mostra diversidade dos eleitos para Câmara de Representantes dos EUA

Jornal do Brasil

Dezenas de novos eleitos para a Câmara de Representantes dos Estados Unidos se juntaram nesta quarta-feira para uma foto de família que ilustra uma diversidade sem precedentes surgida nas eleições de meio de mandato, nas quais foram eleitas muitas mulheres e candidatos pertencentes às minorias.

"Esta promoção dá muita esperança", declarou a democrata Alexandria Ocasio-Cortez, que com 29 anos será a mais jovem no Congresso a partir do dia 3 de janeiro.

Os democratas obtiveram a maioria na Câmara de Representantes nas eleições de 6 de novembro, enquanto os republicanos mantiveram o controle do Senado.

"Há muitas pessoas que não foram eleitas antes mas que têm uma ampla experiência", disse aos jornalistas Ocasio-Cortez, candidata por Nova York, após ser fotografada diante do Capitólio.

A democrata Angie Craig, que conseguiu arrebatar dos republicanos uma cadeira por Minnesota que os conservadores mantinham há 15 anos, avaliou que "os eleitores estavam prontos para uma mudança".

"Acredito que estão prontos para ver o regresso da cortesia a este país e para ter líderes americanos que seus filhos possam admirar", disse Craig.

Uma das poucas homossexuais confessas eleita em 6 de novembro, Craig dedicou sua campanha à defesa do sistema de saúde, relatando sua difícil experiência infantil como filha de mãe solteira e durante muito tempo sem seguro médico.