ASSINE
search button

Israel reforça presença militar na fronteira com Gaza

Grupo Hamas disparou mais de 400 mísseis nesta semana

Compartilhar

As Forças Armadas de Israel reforçaram sua presença na fronteira com a Faixa de Gaza, tanto de infantaria quanto de veículos blindados, em meio à nova escalada da tensão na região.

Desde a última segunda-feira (12), mais de 400 foguetes foram disparados pelo Hamas contra o território israelense, sendo que 100 foram interceptados pelo sistema de defesa antiaérea Iron Dome. Apenas 20, no entanto, caíram em centros habitados.

Por outro lado, a Aeronáutica israelense bombardeou cerca de 150 alvos do grupo fundamentalista. Segundo a agência palestina "Maan", ao menos seis pessoas morreram nos ataques aéreos em Gaza, incluindo quatro militantes do Hamas. Além disso, um palestino faleceu em Ashkelon, ao norte da Faixa, após ter sido atingido por um foguete disparado pelo próprio grupo fundamentalista.

Os mísseis lançados pela milícia também mataram um coronel israelense e deixaram mais de 50 feridos. O secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, fez um apelo exortando os dois lados "à máxima moderação". Tanto Israel quanto o Hamas ameaçam continuar os ataques se o outro lado persistir nas "agressões".

Essa é a mais grave escalada da tensão entre israelenses e palestinos desde a guerra de 2014, que deixou mais de 2,2 mil mortos. O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu reuniu seu conselho de defesa nesta terça-feira (13) para discutir os próximos passos.

Israel e Egito mantêm um bloqueio à Faixa de Gaza desde que o Hamas assumiu o controle da região, em 2007

Tags:

conflito | Gaza | Israel