ASSINE
search button

Porta-voz se desculpa por ofensa a portadores de Down

Rocco Casalino justificou vídeo no qual diz sentir "nojo"

Compartilhar

O porta-voz do governo da Itália, Rocco Casalino, pediu desculpas pelo vídeo no qual ele aparece dizendo que sente "nojo" de idosos, crianças e pessoas com síndrome de Down.

A gravação, feita há 10 anos, em uma escola de teatro, foi divulgada na semana passada e aumentou as pressões pela demissão de Casalino, que também é responsável por toda a comunicação do antissistema Movimento 5 Estrelas (M5S).

"Nunca havia visto aquele vídeo, e agora me machuca me ver dizendo aquelas coisas, e acho que pode ter machucado muita gente. Não tenho nenhum problema em pedir desculpas", declarou o porta-voz durante entrevista à emissora pública "Rai", no último domingo (11).

Segundo Casalino, ele estava interpretando um "personagem" em um curso de teatro em Milão. No vídeo, ele diz: "É como sentir nojo de aranha, para mim é assim. Me incomodam de verdade, me embaraçam. Não quero estar atrás de velhinhos, crianças e 'Down'".

Na entrevista à "Rai", o porta-voz acrescentou que aquelas palavras não fazem parte de sua "natureza". "Sou homossexual, filho de emigrados na Alemanha, vivi na pele a violência, a discriminação e o bullying", disse.

Ex-participante do "Big Brother" na Itália, Casalino entrou para o M5S em 2012 e logo virou o responsável pela comunicação do partido, controlando toda a relação com a imprensa e decidindo quais parlamentares poderiam conceder entrevistas.

Recentemente, foram divulgados áudios nos quais o porta-voz chama técnicos do Ministério das Finanças de "pedaços de merda" por causa da dificuldade em se encontrar recursos necessários para financiar as promessas do M5S.

Além disso, ele tem o maior salário entre os funcionários do Palácio Chigi, sede do governo: 169 mil euros por ano, segundo a revista "L'Espresso". O primeiro-ministro Giuseppe Conte, por exemplo, recebe "apenas" 114 mil euros a cada 12 meses.