ASSINE
search button

Papa cobra que dinheiro em 'paraísos' seja usado contra fome

Francisco disse que falta "vontade" para enfrentar desigualdade

Compartilhar

O papa Francisco cobrou nesta segunda-feira (12) que recursos aplicados em paraísos fiscais sejam investidos em projetos de combate à fome e de energias renováveis.

A declaração foi dada durante a assembleia plenária da Pontifícia Academia das Ciências, realizada no Palácio Apostólico, no Vaticano.

"Faltam vontade e determinação política para interromper a corrida armamentista e colocar fim às guerras, para passar com urgência às energias renováveis, aos programas voltados a assegurar água, comida e saúde para todos, para investir no bem comum os enormes capitais inativos nos paraísos fiscais", disse.

Segundo Francisco, o mundo possui hoje 800 milhões de "excluídos". "A derrota da fome e da sede, da elevada mortalidade e da pobreza não acontecerá sem uma mudança nos estilos de vida", acrescentou.

A Pontifícia Academia das Ciências foi fundada em 1603 e é a principal instituição da Santa Sé para pesquisa científica.

"Precisamos de mais atenção aos valores e bens fundamentais que estão na base da relação entre os povos, a sociedade e a ciência. Tais relações exigem uma nova forma de pensar, a fim de promover o progresso integral de cada ser humano e do bem comum", disse o Papa.