Jornal do Brasil

Internacional

Arábia Saudita quer reduzir produção mundial de petróleo em 1 milhão de barris por dia

Jornal do Brasil

O ministro da Energia da Arábia Saudita, Khaled al-Faleh, declarou nesta segunda-feira que uma análise técnica deixa evidente a necessidade de reduzir a produção mundial de petróleo em um milhão de barris por dia para equilibrar o mercado.

"A análise técnica que examinamos ontem (domingo, na reunião ministerial técnica de Abu Dhabi) revela que devemos reduzir um milhão de barris por dia para equilibrar o mercado", disse Faleh em uma entrevista coletiva em Abu Dhabi.

No domingo, Faleh anunciou durante a reunião com os países membros e não membros da OPEP que o reino saudita reduzirá sua produção, o que terá como consequência em dezembro uma diminuição das exportações de 500.000 barris por dia em relação a novembro.

Ele disse que reservas foram acumuladas e que "os 25 (países) produtores não permitirão que isto continue".

"Os sinais que enviamos ontem significam que faremos o que for necessário para equilibrar o mercado", completou Faleh.

No domingo, os principais produtores afirmaram que a oferta mundial de petróleo será superior à demanda em 2019 e, por este motivo, pediram a adoção de "novas estratégias" baseadas em ajustes da produção.

Com o aumento da produção de alguns dos grandes países petroleiros e o temor de uma queda da demanda, os preços do combustível caíram quase 20% em um mês, depois de atingir em outubro o maior nível em quatro anos.

 

oh/ny/pa/pc/fp