Jornal do Brasil

Internacional

Presidente alemão comemora fim da Grande Guerra, em cerimônia em Londres

Jornal do Brasil

O presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier, comemorou neste domingo (11), em Londres, o término da Primeira Guerra Mundial, ao participar de uma cerimônia nacional para simbolizar a reconciliação entre Alemanha e Reino Unido, 100 anos depois da guerra de 1914-1918.

Acompanhado da primeira-ministra britânica, Theresa May, o presidente alemão depositou uma coroa de flores no Cenotáfio, memorial dos mortos de Whitehall, no centro da capital britânica.

O príncipe Charles também depositou uma coroa de papoulas, uma flor que no Reino Unido simboliza os soldados caídos na Grande Guerra. A rainha Elizabeth II acompanhou o ato de uma sacada.

Nem Steinmeier nem May participaram do ato organizado no Arco do Triunfo, em Paris, que contou com a presença de mais de 70 líderes mundiais para celebrar o centenário do Armistício.

Em todo território britânico, observou-se dois minutos de silêncio às 11h (8h em Brasília) para comemorar o final de um conflito que deixou cerca de 18 milhões de mortos.

Nessa mesma hora, soou em Londres o sino do Big Ben, que esteve praticamente mudo nos últimos tempos, após o início dos trabalhos de reforma em agosto de 2017.

Mais de um milhão de habitantes do então Império britânico faleceram nos combates entre 1914 e 1918.

eg-ar/lch/eb/pa/tt