Jornal do Brasil

Internacional

Macron: 'Somemos nossas esperanças em lugar de opormos nossos medos'

Jornal do Brasil

"Somemos nossas esperanças em lugar de opormos nossos medos", convocou o presidente francês, Emmanuel Macron, neste domingo (11), a cerca de 70 chefes de Estado e de governo reunidos em Paris para celebrar o centenário do fim da Primeira Guerra Mundial.

Em um discurso pronunciado em uma cerimônia no Arco do Triunfo, na Champs-Élysées, Macron pediu a seus pares que rejeitem "o fascínio pela retirada, pela violência e pela dominação", em memória dos combatentes da guerra de 1914-1918.

Macaque in the trees
Emmanuel Macron (Foto: Ludovic MARIN/ AFP)

"Não nos esqueçamos!", insistiu, falando ao presidente americano, Donald Trump, ao russo Vladimir Putin e à chanceler alemã, Angela Merkel, entre outros presentes.

"Que esta reunião não seja apenas uma questão de um dia", completou.

"Juntos, podemos evitar as ameaças do aquecimento global e a destruição do meio ambiente, a pobreza, a fome, as doenças, as desigualdades, a ignorância", reforçou.

Depois de passar uma semana percorrendo os antigos campos de batalha do norte da França, Macron disse aos líderes para não se esquecerem do massacre, "cujas cicatrizes ainda são visíveis no mundo".

jri-meb/pc/tt