Jornal do Brasil

Internacional

Liberais europeus se aliam ao partido de Macron para eleições europeias de 2019

Jornal do Brasil

Os liberais europeus confirmaram neste sábado (10), em Madri, sua aliança com o partido do presidente francês, Emmanuel Macron, para as eleições europeias de 2019, nas quais farão uma "frente comum" contra "o populismo", do qual também participará da formação espanhola Cidadãoos (direita).

A Aliança dos Liberais e Democratas pela Europa (ALDE) adotaram neste sábado durante um congresso na capital espanhola um manifesto no qual propõem construir "uma aliança amplia para lutar contra o nacionalismo e o populismo", assegurou o vice-presidente deste partido europeu, Luís Garicano, membro do Cidadãos.

A Alde integrará A República em Marcha (LREM), o partido de Macron, que até agora não fazia parte da família dos liberais europeus.

Os liberais europeus se aliarão com o partido do presidente francês, Emmanuel Macron, para as eleições europeias do ano que vem e formarão uma "frente comum" contra "o populismo" da qual também participará o partido espanhol Cidadãos (direita).

Esta coalizão quer integrar "partidos que procedem de outras famílias políticas", em particular dos conservadores do Partido Popular europeu (PPE) e os social-democratas, atualmente o primeiro e o segundo grupo com um maior número de deputados no Parlamento Europeu, explicou à AFP o deputado francês Pieyre-Alexandre Anglade (LREM).

Concretamente, Macron quer integrar em sua "frente comum" representantes do Partido Democrata italiano, que até agora faziam parte do grupo dos socialistas europeus.

O objetivo é "construir um grupo central, que artticule o Parlamento Europeu de modo a duperar a atual relação de forças em Estrasburgo, dominada pelo Partido Popular Europeu", acrescentou Anglade após a conclusão do congresso em Madri.

Os liberais europeus preferiram não apresentar, pelo menos por enquanto, um candidato para a presidência da Comissão Europeia, diferentemente do grupo popular e socialista, que já anunciaram seus respectivos candidatos.

av/pmr/cac/eb/pb