ASSINE
search button

Eleições legislativas nos EUA são marcadas por longas filas e participação acima da média

As últimas seções eleitorais devem ser fechadas às 4h da manhã de terça-feira

Mark Ralston/AFP -
Eleitores votam em instalação de salva-vidas em Venice Beach, Los Angeles, na Califórnia, um dos estados mais estratégicos do país
Compartilhar

As eleições de meio mandato, realizadas ontem nos Estados Unidos, tiveram altos índices de participação em vários estados americanos, contrariando a média histórica de baixo comparecimento às urnas fora das disputas presidenciais. As últimas seções eleitorais devem ser fechadas às 4h da manhã de terça-feira (horário de Brasília) no Alasca, encerrando uma maratona que deve devolver ao Partido Democrata o controle da Câmara dos Representantes e manter os republicanos à frente do Senado, segundo projeções da imprensa americana.

De acordo com a “CNN”, seis senadores democratas conseguiram garantir a reeleição. O senador independente e progressista Bernie Sanders também renovou seu mandato sem maiores dificuldades. O partido de oposição ao presidente Donald Trump garantiu vitórias em distritos considerados decisivos na costa leste americana e em estados da região central do país.

Em jogo estão todas as 435 cadeiras da Câmara dos Representantes, 35 vagas no Senado e 36 governos estaduais. Mais de 38 milhões de eleitores aderiram ao voto antecipado, uma alternativa oferecida por autoridades eleitorais de vários estados americanos. O número representa um crescimento de 40% em relação às últimas eleições de meio período nos EUA, também chamadas de “midterms”, em 2014. No universo total de votos naquele ano, a abstenção foi de 63,6%, enquanto o índice foi consideravelmente menor na eleição presidencial de 2016: 44,3%.

Macaque in the trees
Eleitores votam em instalação de salva-vidas em Venice Beach, Los Angeles, na Califórnia, um dos estados mais estratégicos do país (Foto: Mark Ralston/AFP)

As longas filas de eleitores em todo o país, apesar de condições climáticas ruins em várias regiões, deram fim à campanha eleitoral virulenta e cercada de episódios violentos, como as cartas bombas enviadas a autoridades democratas, o tiroteio em uma sinagoga da Pensilvânia e as mobilizações militares contra as caravanas de imigrantes da América Central. Celebridades como Beyoncé e Oprah Winfrey e o ex-presidente Barack Obama tiveram papel ativo na campanha.

O dirigente americano, Donald Trump, abraçou o período eleitoral como uma espécie de candidatura à reeleição antecipada. Para a maioria dos americanos, as midterms de 2018 assumiram a função de referendo sobre o governo do republicano, e esse clima dominou as seções eleitorais. “Não estou de acordo com as ações do presidente. Não sei se está realmente prestando contas. Os republicanos controlam a Câmara de Representantes e o Senado”, declarou à Agência AFP Andrew Menck, que se declara independente.

Eleitores de Trump também marcaram presença nas urnas, embora o voto não seja obrigatório. “Os democratas enlouqueceram. Ouvi dizer que querem dar o direito de votar aos imigrantes em situação ilegal”, afirmou um eleitor aposentado que se identificou apenas como Jerry, em referência a um boato disseminado nas redes sociais. Aos 64 anos, é a primeira vez que ele votou em uma eleição de meio mandato.

Em alguns estados, o engajamento apesar da espera foi justificado pela esperança política. “Eu queria muito votar na primeira governadora afro-americana”, afirmou Lia Koski, que votou em Stacy Abrams, candidata ao governo da Georgia pelo Partido Democrata, primeira mulher negra a disputar um cargo executivo estadual nos EUA.

A líder da minoria democrata e ex-presidente da Câmara, Nancy Pelosi, se mostrou certa da vitória do partido nas eleições. “Me sinto confiante de que vamos vencer. A questão agora é o tamanho da vitória”, declarou ontem a deputada. Já Trump passou o dia fazendo campanha para candidatos republicanos no Twitter.

O horário de votação foi estendido em alguns estados, como Georgia e Tennessee, por conta de problemas com urnas eletrônicas. Em alguns casos, elas chegaram a ser substituídas por cédulas de papel.