Jornal do Brasil

Internacional

Terremoto de 6,4 graus de magnitude abala Grécia

Jornal do Brasil

Um terremoto de 6,4 graus de magnitude atingiu a costa da Grécia, 35 quilômetros a oeste de Lithakia, uma vila na parte sul da ilha de Zakynthos, no Mar Jônico, informou o Observatório de Atenas.

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o terremoto foi de 6,8 graus de magnitude.

O epicentro do terremoto ocorreu no mar, a 16,6 quilômetros de profundidade.

A rede elétrica foi parcialmente danificada e houve danos a estruturas causados por deslizamentos de terra, segundo a imprensa local.

"Não houve danos nas casas, segundo as primeiras informações", disse à AFP um oficial dos bombeiros.

O tremor também causou danos em Pyrgos, cidade do oeste do Peloponeso, na Grécia continental, diante de Zakynthos.

Segundo os bombeiros, parte de uma Igreja caiu sobre um veículo, sem deixar vítimas.

Uma torre bizantina do século XII, situada em uma pequena ilha próxima à Zakynthos, sofreu importantes danos, revelou a imprensa local.

De acordo com o Observatório de Atenas, tratou-se de vários tremores de magnitudes entre 4,9 e 6,4, que foram sentidos na ilha de Zante.

O tremor aconteceu na quinta-feira por volta das 22h50 GMT (19h50 de Brasília).

A Grécia, especialmente a parte oeste e o sul do Peloponeso, está localizada em falhas tectônicas importantes, e costuma ser afetada por terremotos, que geralmente não causam vítimas.

Em julho de 2017, no entanto, um terremoto de 6,7 graus de magnitude matou duas pessoas na ilha de Kos, no Mar Egeu (sudeste) e provocou importantes danos.

Em setembro de 1986, um terremoto de 6,2 de magnitude, ocorrido em Kalamata, capital de Mesenia, causou 20 mortos e o desabamento de muitas casas.

it/ft/cb/mr



Recomendadas para você