ASSINE
search button

Twitter expõe interferência política russa

Compartilhar

WASHINGTON - O Twitter divulgou ontem dados referentes a 10 milhões de mensagens publicadas na rede social desde 2009, cujo intuito seria interferir na política dos Estados Unidos. A maior parte das publicações tinha origem na Rússia, segundo divulgou a companhia com sede no estado americano da Califórnia.

“Em linha com nossos sólidos princípios de transparência e com o objetivo de melhorar a compreensão da influência estrangeira e campanhas de informação, estamos divulgando os arquivos completos dos tuítes e meios que estão ligados a essas duas operações em nosso serviço”, declararam a chefe de segurança do Twitter, Vijaya Gadde, e o chefe de integridade do site, Yoel Roth.

“Estamos disponibilizando esses dados com o objetivo de incentivar a investigação aberta e o estudo desses comportamentos para pesquisadores e acadêmicos de todo o mundo”, acrescentaram os funcionários.

O conteúdo publicado ontem foi replicado por 3.841 contas da Rússia e 770 com origem no Irã, e também contempla dois milhões de imagens e vídeos. Em 2017, o Twitter chegou a cancelar contas russas que estariam envolvidas em campanhas de desinformação com o objetivo de interferir na eleição presidencial americana.