ASSINE
search button

Austrália analisa transferir embaixada de Tel Aviv para Jerusalém

Compartilhar

A Austrália estuda transferir sua embaixada em Israel de Tel Aviv para Jerusalém, revelou nesta terça-feira o primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, evocando um gesto diplomático similar ao realizado pelos Estados Unidos em maio passado.

Morrison convocou uma entrevista para declarar que está "aberto" às propostas de reconhecimento formal de Jerusalém como capital do Estado de Israel e da transferência da embaixada da Austrália para esta cidade.

Uma medida assim constituiria uma ruptura com a política que os sucessivos governos australianos adotam há décadas.

"Estamos comprometidos com uma solução de dois Estados - Israel e um Estado palestino - mas, francamente, isto não vai muito bem, ocorreram poucos progressos e não se pode fazer sempre o mesmo esperando resultados diferentes", explicou Morrison.

O premier avaliou "convincentes" e "repletas de sentido" as propostas para reconhecer Jerusalém como capital e transferir a embaixada, e declarou que o Executivo australiano vai estudar isto.

O premier israelense, Benjamin Netanyahu, publicou um comunicado no qual afirma ter conversado com Morrison sobre a transferência da embaixada.

"Me informou que está considerando reconhecer oficialmente Jerusalém como a capital de Israel e transferir a embaixada australiana. Fico muito agradecido a ele por isto", tuitou Netanyahu.

O inesperado anúncio ocorre dias antes de eleições legislativas em uma circunscrição de maioria judaica em Sidney, e uma derrota representaria a perda da maioria do Partido Liberal de Morrison no Parlamento.

dm/arb/lr