Jornal do Brasil

Internacional

Itália acusa França de largar migrantes na fronteira

Furgão francês foi flagrado desembarcando homens em Claviere

Jornal do Brasil

Agentes da polícia da Itália flagraram um furgão da Gendarmaria Nacional da França desembarcando supostos migrantes de origem africana em um bosque nos arredores de Claviere, na fronteira entre os dois países.

 

Em seguida, o veículo voltou à França. O episódio ocorreu na última sexta-feira (12) e está sendo examinado pelo Ministério Público de Turim, que recebeu uma gravação de vídeo feita pela Divisão de Investigações Gerais e Operações Especiais (Digos) da Polícia de Estado da Itália.

 

"Estou esperando novidades. Não quero acreditar que a França de [Emmanuel] Macron utilize a própria polícia para descarregar imigrantes na Itália de forma escondida. Mas se alguém pensa que pode nos usar como campo de refugiados da Europa, violando leis, fronteiras e acordos, está muito enganado", disse o ministro do Interior Matteo Salvini, responsável pelas forças de segurança italianas.

 

Já o Ministério das Relações Exteriores cobrou esclarecimentos da França sobre a suspeita. Nos últimos meses, Salvini e Macron protagonizaram bate-bocas por causa da crise migratória na União Europeia.

 

O presidente da França acusa a Itália de violar normas internacionais ao fechar seus portos para pessoas resgatadas no mar, enquanto Roma diz que as autoridades francesas barram sistematicamente migrantes na fronteira entre os dois países.

 

O próprio Macron já se definiu como "principal adversário" de Salvini e da extrema direita na União Europeia.



Recomendadas para você