ASSINE
search button

Kim permite acesso de inspetores a sítios nucleares

Líder da Coreia do Norte se reuniu com secretário de Trump

Compartilhar

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, disse neste domingo (7) que o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, está preparado para permitir que inspetores internacionais visitem os locais de testes nucleares no país.

Pompeo deu a declaração antes de partir para a China, última etapa de sua missão de três dias no Oriente, e afirmou que seu encontro com Kim foi um sucesso. A proposta é essencial para verificar a desnuclearização da Coreia do Norte e foi feita pelo próprio Kim, em encontro com o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, em setembro passado.

Pyongyang diz ter desmantelado por completo o centro de testes nucleares de Punggye-ri em maio, mas a informação ainda não foi confirmada por inspetores independentes.

Os observadores poderão ter acesso ao local assim que as duas partes acertarem a logística do processo, mas o secretário já citou "avanços significativos". Segundo Pompeo, o mais importante é que os líderes "estejam convencidos de que existem progressos reais a serem feitos".

Já nesta segunda-feira (8), Moon afirmou que se encontrará com os presidentes da China, Xi Jinping, e da Rússia, Vladimir Putin, em breve, a fim de reduzir a tensão na península. O mandatário sul-coreano afirmou que Kim e Trump devem se encontrar novamente o mais rápido possível e citou a vontade do líder da Coreia do Norte de desmantelar permanentemente o sítio de testes de mísseis de Tongchang-ri.