Curdo Barham Salih é eleito novo presidente do Iraque

 

O político curdo veterano Barham Salih foi eleito na última terça-feira (2) pelo Parlamento do Iraque como o novo presidente do país. De acordo com a emissora estatal, Salih conquistou 220 votos dos 273 legisladores que estiveram presentes na sessão. Salih é apoiado pela União Patriótica do Curdistão (UPK) e conseguiu ser eleito após a retirada da candidatura do seu rival, Fuad Hussein, do Partido Democrático do Curdistão (PDK).

Segundo a Constituição do Iraque, Salih tem 30 dias para formar o novo gabinete. Seguindo uma convenção não escrita, desde a queda do regime de Saddam Hussein, em 2003, o cargo de presidente fica reservado a um curdo, enquanto o de primeiro-ministro fica com um xiita, e a Presidência do Parlamento com um sunita.

Salih, de 58 anos, é originário de Sulaimaniya, uma cidade curda bastião do UPK. Ele completou seus estudos no Reino Unido, onde se formou engenheiro e cursou doutorado em informática. Entre 2001 e 2004, liderou o governo da região autônoma do Curdistão e, em seguida, foi nomeado vice-premier e ministro do Planejamento do governo do Bagdá.