ASSINE
search button

Riace, a cidade fantasma que virou modelo de integração

Compartilhar

Riace é uma cidade italiana que, em 1998, estava destinada a morrer, sem jovens nem esperança. Hoje, no entanto, ela conta com mais de 1,6 mil habitantes graças à perseverança de um prefeito que enxergou na migração uma oportunidade.

No curso de seus mandatos, Domenico "Mimmo" Lucano acolheu e inseriu socialmente em um lugar destinado a se tornar fantasma mais de 6 mil requerentes de asilo de mais de 20 países, dando uma nova vida a Riace, que fica na região da Calábria.

Lucano, famoso mundialmente por causa de suas políticas, foi preso na última terça-feira (2) sob acusação de favorecimento à imigração clandestina e irregularidades em licitações para coleta de lixo.

Uma campanha de desobediência civil surgiu na internet em apoio ao mandatário. As hashtags #IoStoConMimmoLucano e #IoStoConRiace foram das plataformas digitais para praças de diversas cidades italianas em protesto contra o encarceramento.

Uma internauta comparou Lucano a Giorgio Perlasca, italiano que, na Segunda Guerra Mundial, assumiu a identidade de cônsul-geral da Espanha na Hungria, utilizando essa credencial diplomática para salvar milhares de judeus perseguidos pelo nazismo. "Fez uma coisa ilegal, mas justa. A humanidade vai além da lei", escreveu a usuária no Twitter.

Em 1999, foi fundada em Riace a associação "Cidade Futura - Giuseppe Puglisi", com a intenção de transformar o vilarejo em ponto de acolhimento. A cidade passou a ajudar os migrantes assim que eles desembarcavam, disponibilizando velhas casas abandonadas. A fundação leva o nome do padre italiano Giuseppe Puglisi, morto pela máfia por lutar contra o consumo de drogas por jovens.

De lá começou a fama de Riace como cidade modelo, de integração, na qual o prefeito orientou toda a administração para a integração dos refugiados, colocando os migrantes nas escolas, financiando pequenas atividades e realizando oficinas de trabalho.

A revista norte-americana "Fortune" colocou o prefeito entre os 50 líderes mais influentes do mundo em 2016, elevando o patamar da cidade a modelo de acolhimento, inclusão sustentável e funcionalidade. Além disso, Lucano deu origem a uma série produzida pela emissora de televisão Rai, "Tutto il mondo è paese", protagonizada por Beppe Fiorello, mas ainda inédita.

A poucos quilômetros de Riace, também na região da Calábria, San Ferdinando apresenta uma realidade completamente diferente. Também polo de muitos refugiados, o município presenciou a morte de uma nigeriana, Beckie Moses, no incêndio de um acampamento de migrantes com mais de 200 barracas no último inverno europeu.