ASSINE
search button

Papa abre Sínodo dos Bispos dedicado aos jovens

Compartilhar

O papa Francisco celebrou nesta quarta-feira (3), na Praça São Pedro, a missa de abertura da 15ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que terá como tema "os jovens, a fé e o discernimento vocacional".

O evento também marca a primeira participação de bispos chineses na reunião episcopal, após o Vaticano e o país asiático terem chegado a um acordo provisório sobre a nomeação de chefes de dioceses pelo Papa.

Durante a homilia, ao saudar os dois chineses presentes, Francisco se mostrou visivelmente emocionado e foi aplaudido pelos fiéis. A Santa Sé e Pequim romperam relações diplomáticas em 1951, quando o menor país do mundo reconheceu a independência de Taiwan, e, desde então, a Igreja Católica opera quase na clandestinidade no país mais populoso do planeta.

O Sínodo dos Bispos acontece até 28 de outubro e se concentrará em questões ligadas à juventude e ao processo de amadurecimento existencial dos mais novos.

"Pedimos com insistência que Deus nos ajude a fazer renascer as palavras que faziam arder nosso coração. Porque sabemos que nossos jovens serão capazes de profecias e visões na medida em que nós, adultos ou idosos, sejamos capazes de sonhar e assim contagiar e compartilhar os sonhos e esperanças que carregamos em nossos corações", disse o Pontífice em sua homilia.

"Que o Espírito nos dê a graça de ser memória viva e eficaz, que de geração em geração não se deixa sufocar pelos profetas da calamidade nem por nossos limites, erros e pecados", acrescentou. Segundo Francisco, é preciso evitar cair em posições "elitistas" e ideologias "abstratas que não correspondem à realidade do povo".

Ao fim do Sínodo, será produzido um relatório que pode servir de base para uma exortação apostólica do Papa. O relator da assembleia episcopal é o arcebispo de Brasília e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Sérgio Rocha.