Mundo tem menos confiança em Trump que em Putin, diz estudo

Um pesquisa realizada pelo Pew Research Center em 25 países e divulgada nesta segunda-feira (1) mostra que a imagem do presidente norte-americano, Donald Trump, é pior que a dos homólogos russo, Vladimir Putin, e do chinês, Xi Jinping.


O estudo aponta que 50% dos entrevistados têm uma imagem positiva dos Estados Unidos, enquanto 43%, reprovam as políticas do país. Quando perguntados se confiavam em Donald Trump, 27% disseram que sim, frente a 70% responderam negativamente.
Vladimir Putin, presidente da Rússia, registrou confiança de 30% e Xi Jinping, primeiro-ministro chinês, alcançou 34%.


Na Europa, somente o Reino Unido registrou visão positiva de mais da metade dos pesquisados, com 53%. A pesquisa relata que 38% dos italianos aprovam o magnata republicano, enquanto, na França, o número é de 28%. Suécia (32%), Alemanha (25%) e Holanda (32%) também têm menos da metade dos pesquisados com visão positiva.


Na América do Norte, 6% dos mexicanos relataram aprovação a Trump, enquanto 25% dos canadenses afirmaram acreditar no mandatário. Na Rússia, onde o presidente ganhou popularidade nos últimos anos, a confiança chegou a 34%.


Os países com maiores índices foram Israel (69%), resultado que pode ter sido influenciado pela intensificação do apoio dos Estados Unidos ao país do Oriente Médio, com a transferência da embaixada norte-americana para Jerusalém, a Coreia do Sul (44%), possivelmente por conta dos esforços de paz com a vizinha do norte, e o Quênia (70%).