Jornal do Brasil

Internacional

ONU promove diálogo sobre conflito do Saara Ocidental em dezembro

Jornal do Brasil

As Nações Unidas convidaram o Marrocos e a Frente Polisário, apoiada pela Argélia, a dialogar em dezembro sobre o fim de seu conflito de décadas sobre o Saara Ocidental, disseram diplomatas neste sábado.

O enviado da ONU Horst Koehler, ex-presidente da Alemanha e ex-diretor do Fundo Monetário Internacional (FMI), convidou ambas as partes a comparecer, junto com Argélia e Mauritânia, a Genebra para conversar em 5 e 6 de dezembro.

Em cartas enviadas às quatro partes, o funcionário da ONU solicitou uma resposta antes de 20 de outubro, segundo fontes diplomáticas.

Marrocos e a Frente Polisário combateram pelo controle do Saara Ocidental entre 1975 e 1991. A região em questão é uma área desértica de 266.000 km2 e a única terra na África com um status pós-colonial não regulado.

Os esforços diplomáticos para pôr fim ao conflito se estagnaram desde a última rodada de negociações impulsada pela ONU, em 2008.

Marrocos, que passou a controlar a maior parte da região desde 1975 com a saída do poder colonial da Espanha, afirma que as negociações sobre um acordo devem se concentrar em sua proposta de autonomia para o Saara Ocidental mas sob sua soberania.

No entanto, a Frente Polisário - que lutou contra o colonialismo espanhol e proclamou em 1976 uma República Árabe Saaraui - se pronuncia a favor da independência e reivindica a convocação de um referendo de autodeterminação para o Saara Ocidental.

phr/cml/bbk/llu/dg/db



Recomendadas para você