ASSINE
search button

Cremona, na Itália, terá Festa do Salame em outubro

Evento é uma resposta a festival realizado nos Estados Unidos

Compartilhar

A cidade de Cremona, na Itália, receberá a Festa Nacional do Salame entre os dias 26 e 28 de outubro.

Será o segundo ano consecutivo do evento, que nasceu como uma resposta italiana ao "Salame Day", criado em 2006, na Virgínia, nos Estados Unidos, e que é celebrado nesta terça-feira (11).

O festival, promovido pelo Consórcio de Tutela do Salame, promete degustações, desafios e o "primeiro salame lançado no espaço". Os três dias de festa permitirão que produtos de diferentes tipos e regiões sejam experimentados.

"O salame não é estrelas e listras [referência à bandeira dos EUA], mas tricolor [bandeira italiana]", enfatizou Fabio Tambani, presidente do consórcio. "Nosso país tem o dever de dignificar ao máximo o produto da charcutaria", acrescentou.

Além disso, o "salame astronauta", primeiro embutido a ser lançado ao espaço, também estará em Cremona.

O produto será embarcado em um dispositivo adequado que voará até a mesosfera e cairá na Terra depois de um voo transmitido na página oficial da Festa do Salame no Facebook.

"Se consumido da maneira correta, o salame pode ser inserido perfeitamente em uma dieta equilibrada", explicou Giuliano Dallolio, professor de tecnologia de produtos alimentícios de origem animal da Universidade Católica. Segundo o docente, o salame não é um inimigo da saúde.

Tags:

itália