Jornal do Brasil

Internacional

Negociadores sobre clima denunciam obstáculos dos EUA

Jornal do Brasil

Mesmo depois de sua saída do acordo de Paris sobre mudança climática, os Estados Unidos continuam interferindo nas negociações internacionais - denunciaram neste sábado (8), em Bangcoc, participantes da reunião preparatória para a COP24.

"Os Estados Unidos não estão mais no jogo, mas continuam impondo as regras", criticou um negociador de primeiro nível, referindo-se a uma delegação americana que participou do encontro para "envenenar" os debates.

Segundo este responsável e outras fontes ouvidas pela AFP, que pediram para não serem identificadas, Washington quer impedir que se estabeleça um marco estrito para financiar um plano de ação global, o que obrigaria a uma maior transparência.

"Os negociadores americanos travaram, de forma ativa, qualquer tipo de progresso", criticou Harjeet Singh, do grupo de proteção do meio ambiente ActionAid, questionado pela AFP.

Até o momento, a AFP não obteve resposta do lado americano sobre esse assunto.

Em Bangcoc, no âmbito de uma jornada mundial para reivindicar ações urgentes contra a mudança climática, cerca de 200 manifestantes se reuniram diante da sede regional da ONU, onde acontece até domingo esta reunião de preparação para a próxima cúpula do clima, a COP24. O evento será realizado na Polônia dentro de três meses.

pg-dth/ia/me/es/tt



Recomendadas para você