Jornal do Brasil

Internacional

Dois mortos em fortes explosões em base militar perto de Damasco

Jornal do Brasil

Ao menos duas pessoas morreram no sábado à noite em um aeroporto militar do regime sírio perto da capital Damasco, informou a ONG Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), que atribuiu o fato a um "provável disparo de míssil israelense".

A imprensa estatal síria também informou sobre as explosões no aeroporto militar de Mazzé, na periferia oeste de Damasco. Mas não citou vítimas e rejeitou a hipótese de um míssil israelense.

De acordo com o diretor do OSDH, que tem uma ampla rede de fontes no país em guerra, um "provável ataque com míssil israelense atingiu um depósito de munição, resultando em explosões violentas e sucessivas".

"Morreram dois combatentes favoráveis ao regime e outros 11 soldados ficaram feridos, alguns deles em estado crítico", declarou Rami Abdel Rahman, diretor do OSDH, que não soube informar se as vítimas eram integrantes do exército sírio ou das forças aliadas ao regime.

Este aeroporto abriga os serviços de inteligência da Força Aérea e no início de 2017 o regime sírio acusou Israel de de bombardear a mesma base militar.

Citada pela agência oficial Sana, uma fonte militar síria "negou que o aeroporto de Mazzé teria sido alvo de uma agressão israelense".

"As deflagrações ouvidas se devem a uma explosão num depósito de munições perto do aeroporto, devido a um curto-circuito", declarou a fonte citada pela Sana.

Nos últimos meses, Israel intensificou seus ataques contra posições militares do regime sírio, bem como contra as forças iranianas presentes na Síria.

O Irã e o movimento Hezbollah libanês, dois inimigos de Israel que ainda está tecnicamente em guerra com Damasco, são os principais aliados do regime sírio ao lado da Rússia.

Israel reiterou na quarta-feira suas ameaças de ataques contra alvos militares iranianos na Síria, bem como contra posições do exército de Bashar al-Assad.

A guerra da Síria, iniciada em 2011, deixou mais de 350.000 mortos e obrigou milhões de pessoas a abandonar suas casas.

 

bur/tgg/cn/mr/fp



Recomendadas para você