Fortes explosões em base militar perto de Damasco

Violentas explosões foram registradas neste sábado à noite em um aeroporto militar do regime sírio perto da capital Damasco. Uma ONG evocou um "provável disparo de míssil israelense", enquanto a imprensa estatal relatou um problema técnico em um depósito de munições.

O aeroporto militar de Mazzé, na periferia oeste de Damasco, foi alvo de um "provável ataque com míssil israelense, que atingiu um depósito de munição, resultando em explosões violentas e sucessivas", afirmou à AFP o diretor do Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH), Rami Abdel Rahman.

Este aeroporto abriga os serviços de inteligência da Força Aérea e no início de 2017 o regime sírio acusou seu vizinho israelense de bombardear a base militar.

Citada pela agência oficial Sana, uma fonte militar síria "negou que o aeroporto de Mazzé foi alvo de uma agressão israelense".

"As deflagrações ouvidas se devem a uma explosão num depósito de munições perto do aeroporto, devido a um curto-circuito", declarou a fonte citada pela Sana.

Nos últimos meses, Israel intensificou seus ataques contra posições militares do regime sírio, bem como contra as forças iranianas presentes na Síria.

O Irã e o movimento Hezbollah libanês, dois inimigos de Israel que ainda está tecnicamente em guerra com Damasco, são os principais aliados do regime sírio ao lado da Rússia.

Israel reiterou na quarta-feira suas ameaças de ataques contra alvos militares iranianos na Síria, bem como contra posições do exército de Bashar al-Assad.

 

bur/tgg/cn /mr