Sarkozy: de corajoso reformador a elitista e contra os mais pobres

Pierr e Haski, do site

Rue89

, pr e vê que um desfec ho possív el par a os mo vimentos g r e vistas se- ria Nicolas Sar k ozy emer gindo da crise como um pr esidente “de- sorientado”. – É uma questão de legalidade v er sus legitimidade – define. Sar k ozy pr etendia ser capaz de se apr esentar , nos próximos dois anos, como um r ef ormador cor ajoso em f a v or do inter esse nacional. Em v ez disso , pode ficar atr elado a uma imagem de elitista, impondo r ef or - mas indesejadas aos pobr es. Uma pesquisa di vulgada em

Le P arisie - non

, segunda-fei - r a passada, mos - tr a que 71% dos entr e vistados apoia v am ou er am simpáticos aos g r e vistas. A pesquisa, por te - lef one, com mil pessoas, f oi feita nos dias 15 e 16 de outubr o . – O go v erno pode v encer , apesar das ameaças de violência nas ruas, apesar da f alta de ser viços, ou sim - plesmente por um v oto do par la - mento – analisa J er ome Sainte-Ma - rie, c hefe do instituto de pesquisas CSA. – Mas estes 71% tr aduz em perfeitamente qual o pr eço da vi - tória: será bem alto . Sainte-Marie busca compar a- ção dir eta entr e a opinião pública e o pr esidente. Sar k ozy par ece que também não tem m uito par a onde corr er . – Sar k ozy apostou suas c han - ces de vitória nestas r ef ormas – obser v a Pierr e Haski.

Pr eço alto para os franceses

O bloqueio de 200 depósitos de combustív eis e as g r e v es em r e- finarias deixar am os postos de gasolina despr o vidos. T emendo que as bombas se es - v aziassem, m uitos motoristas bri - gar am, na segunda-feir a, par a a bas - tecer , o que contribuiu par a uma pr essão sobr e estoques, particular - mente de diesel. O go v erno afirma, porém, que apenas 2% dos 13.200 postos de gasolina do país ficar am sem com - bustív el. Outr os cálculos, contudo , mostr am que o per centual de pos - tos sem algum ou nenhum dos tipos de combustív el está entr e 10% e 15% do total. Anteontem, metade dos ser - viços de tr em de alta v elocidade d a F r ança f o i can - celada. Uma porta-v oz da Air F r an - ce disse que pelo menos dois v o os saídos de P aris com destino a Seat - tle e a Mumbai decolar am com combustív el insuficiente, necessi - tando de par adas p ar a r ea baste - cimento no caminho .

Férias podem afastar estudantes

No leste da cidade de P aris, fun - cionários da indústria de petróleo usar am pneus em c hamas par a im - pedir o acesso a uma r efinaria. Em autoestr adas perto de Lille, na r e - gião norte, e de L y on, no sul, ca - minhoneir os e manifestantes atr a - palha v am o trânsito . No subúrbio de Nanterr e, em P aris, policiais lançar am gás lacrimo gêneo contr a cer ca de 300 estudantes que ha - viam ateado f o go a um carr o , des - truído pontos de ônibus e que ati - r a v am pedr as, segundo testem u - nhas. P ar a as autoridades, os tu - m ultos dos dois últimos dias atin - gir am 261 das 4.300 escolas de en - sino médio do país. Os manifestantes, entr etanto , lutam contr a o tempo . Analistas acr editam que os estudantes co- meçarão a desapar ecer das ruas por causa das férias escolar es, que estão pr o g r amadas par a c o- meçar na se xta-feir a que v em.

VIOLÊNCIA

– Ontem, véspera da votação em que a r efor ma da Pr evidência pode ser apr ovada, houve confr ontos com a polícia

De 10 a 15% dos postos de gasolina estão sem combustíveis; governo tem númer os menor es

Fotos AFP

T radução: Maíra Mello e Victor Bar r o s