Francisco: de Assis ou Xavier?

Católico fervoroso, o deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ) mostrou, em sua página no Twitter, surpresa com a escolha do cardeal Bergoglio pelo nome de Francisco. Tudo porque o nome pode se referir a dois dos mais importantes santos da Igreja: São Francisco de Assis ou São Francisco Xavier.

"Bacana o nome inédito de Francisco. Tomara que o novo papa, jesuíta, tenha espírito franciscano. Se assim for, enfrentará reações. Nenhum papa quis se chamar Francisco porque o 'poverello' de Assis teve vida oposta à pompa do Vaticano. Bergoglio será cobrado também quanto a isso", escreveu o parlamentar.

Alencar depois foi lembrado por seguidores que o novo pontífice é jesuíta, tal qual Xavier. Enquanto Assis fez voto de pobreza e se dedicou aos mais humildes, o nobre Xavier deixou a vida aristocrática para evangelizar no Oriente. Metáfora para definir o perfil do novo papa entre um progressista preocupado com os mais pobres ou um ortodoxo. Para Chico, a dúvida permanece:

"O Papa há de esclarecer qual Francisco pretendeu homenagear: Xavier ou de Assis. Suspeito que não irá 'rebaixar' nenhum dos dois", espera, otimista.