ASSINE
search button

Imprensa internacional destaca condenação de José Dirceu

Veículos classificaram ex-ministro da Casa Civil como braço direito de Lula

Compartilhar

A pena de 10 anos e 10 meses que o Supremo Tribunal Federal (STF) definiu para José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil do governo do presidente Lula, repercutiu de imediato nos jornais internacionais. As publicações, em sua maioria, se referiram ao petista como "braço direito" do ex-presidente do país, Luiz Inácio Lula da Silva, e organizador do mensalão.

O jornal espanhol El País fez uma chamada na capa de seu site dizendo "Condenado a 10 anos de prisão mão direita de Lula". Segundo o jornal, a "incógnita" agora é saber qual será a decisão do PT. "Dias atrás o partido decidiu fazer um manifesto contra o processo no STF, mas, segundo se apurou, Lula aconselhou esperar até conhecer as condenações do grupo político: Dirceu, José Genoíno, ex-presidente do partido, e Delúbio Soares, ex-tesoureiro", analisou a publicação.

A publicação norte-americana New York Times, além de noticiar a decisão desta segunda-feira (12) do STF, destacou a notícia "Caso de corrupção brasileira aumenta esperanças para o sistema judiciário", em tradução livre, publicada em outubro. Na reportagem, o jornal fala sobre os frequentes escândalos de desvios de verbas no país e a acomodação das pessoas em relação ao assunto, mas ressalta que o julgamento do mensalão "aponta para uma rara ruptura na responsabilidade política e uma faixa de independência crucial no sistema legal". 

O jornal francês Le Monde ao noticiar a pena do ex-ministro, também classificou Dirceu como o antigo braço direito de Lula. O jornal destacou a notícia entre as manchetes internacionais do dia em seu site. 

O jornal inglês The Guardian, embora não tenha publicado nenhuma notícia sobre a decisão desta segunda-feira, destacou na semana passada que, apesar de ser apontado como o maior escândalo de corrupção política da história do país, o processo pouco influenciou na reputação e na aprovação popular de Lula. O artigo, intitulado "Ex-assessor presidencial brasileiro condenado por corrupção", descreveu também a trajetória de Dirceu, da clandestinidade à decisão do STF.