Passageiros das Barcas S/A entram na Justiça contra aumento de mais de 60%

Depois do aumento de mais de 60% da tarifa das Barcas S/A, usuários do serviço entraram com uma ação civil pública na Justiça contra a concessionária nesta quinta-feira (15). Os passageiros alegam que o reajuste no valor da passagem, que passou de R$ 2,80 para R$ 4,50, é abusivo. A mudança entrou em vigor no último dia 3. 

O deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL) elogiou a iniciativa popular durante um discurso na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). 

"Isso demonstra que o movimento popular ganhou força. Agora eu espero ver as Barcas S/A no lugar que lhe cabe na Justiça - na posição de ré", declarou.

Desde que entrou em vigor, a concessionária tem sido alvo de protestos dos usuários, que criticam, também, a qualidade dos serviços. Na última terça-feira (13), duas embarcações colidiram quando chegavam à estação da Praça XV. 

Reincidência

Já em novembro do ano passado, o catamarã social Gávea I, que transportava mais de 900 passageiros, se chocou contra um pier desativado ao lado da estação Praça XV. Pelo menos 70 pessoas ficaram feridas na colisão.