ASSINE
search button

Em palestra, Mino Carta avalia a revista 'Veja': "Eu criei um monstro"

Compartilhar

O diretor de redação da "Carta Capital" e fundador da "Veja", o jornalista Mino Carta, participou de uma série de palestras na Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo. Velho crítico da publicação que ajudou a criar, ele atacou a postura da mídia brasileira, dominada por uma "elite herdeira do ideal da Casa Grande" e que "cuidou para que as coisas por aqui continuassem medievais".

Lula e Dirceu

"A 'Veja' hoje é monstruosa, hedionda. Eu criei um monstro", disse Mino. Durante o evento, ele criticou duramente a tentativa de invasão do quarto de hotel do ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, protagonizada por um repórter da publicação. A cobertura da premiação do ex-presidente Lula na França, quando jornalistas brasileiros questionaram a homenagem, também não passou sem crítica. 

Censura

Na contramão de boa parte da grande mídia, Mino Carta também se mostrou favorável ao controle social dos jornais. Para ele, os barões dos grandes grupos midiáticos confundem limites e deveres da imprensa com censura e liberdade de expressão. Sobraram críticas até para o PT: "O problema é que o poder, inclusive o petista, adora aparecer na Globo e dar entrevista para as páginas amarelas da Veja".