Contadores tentam redução de multa com Guido Mantega 

O Sindicont-Rio, em parceria com o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do Rio (Sescon-RJ), acaba de assinar um ofício que será entregue ainda neste mês para o ministro Guido Mantega. A solicitação visa a redução das multas e a revogação do artigo 57 da Medida Provisória n° 2.158-35/2011, que prevê penalidades para o descumprimento das obrigações acessórias.  

Alô ministro

Para se ter ideia da gravidade do assunto, caso o contador envie em atraso ou até mesmo não mande o arquivo, por exemplo, da Escrituração Contábil Digital (ECD) ou o da Escrituração Fiscal Digital da Contribuição para o PIS/Pasep a multa será de R$ 5.000,00.  Segundo a presidente do Sescon-RJ, Márcia Tavares, além das multas e do preço do software, o empresário necessita de cerca de 60 dias para implementá-lo. 

Medo

Segundo a própria Receita, algumas empresas adiantam a entrega dos arquivos só para não correrem o risco de receber multa, cujo valor não pode ser reduzido. Em média, 10% dos contribuintes enviam as escriturações com atraso.