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Fecomércio-MS debate gestão estratégica de destinos turísticos

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O Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso do Sul (Fecomércio-MS), com o apoio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), realizou, nesta segunda-feira, 7 de março, palestra sobre a Gestão Estratégica de Destinos Turísticos, com o especialista em gestão cultural na área de turismo Pere Muñoz Perugorria. O evento teve a participação de empresários do turismo de Mato Grosso do Sul e de estudantes dos cursos de Turismo.

O presidente da Fecomércio-MS, Edison Araújo, destacou a importância de unir esforços para incentivar o turismo sul-mato-grossense. “Desde que criamos o Conselho, este sempre foi o nosso propósito: trabalhar junto com o trade turístico do Estado em uma união que vem para somar. Dentro desse propósito, nos propusemos a trazer grandes nomes para poder mostrar aos empresários e estudantes do setor o que o turista precisa para vir ao nosso estado e também o que devemos fazer para incentivar o turismo interno”, afirmou.

Pere Perugorria ressaltou os atrativos naturais do Brasil e a receptividade do brasileiro como fatores determinantes para atrair o turista. “Vocês têm recursos naturais maravilhosos, o brasileiro é muito acolhedor, receptivo, e isso deve ser usado a favor de vocês. Problemas todos nós temos, mas devemos destacar e valorizar o que temos de melhor”, defendeu.

Para o palestrante, o turismo interno tem grande potencial e deveria ser mais bem explorado no País, que tem uma população de 200 milhões de habitantes. Ele explica que, para ofertar um destino turístico perfeito, é preciso, além de ter bons atrativos, conhecer a região e o que se tem a oferecer; entender a demanda, para oferecer o que o turista procura; e, por fim, ter boa gestão e infraestrutura, com acessos a boas estruturas urbanas.

Oportunidade

Em 1950 havia 25 milhões de turistas no mundo. Para 2020 a previsão é de um bilhão e meio, segundo Pere. Ou seja, esse é um mercado em ascensão, mas que tem o mundo como concorrente. “É preciso conhecer o que os concorrentes oferecem, o que o turista gosta e procurar fazer melhor”, afirma o especialista. Para ele, gestos simples, acolhedores e criativos podem fazer a diferença e conquistar o visitante, mas garantir a qualidade dos serviços é primordial. “É preciso oferecer o que está descrito nos folhetos e sites, pois é isso que o turista veio buscar. Não podemos mais aceitar aquela situação em que na propaganda o lugar é belíssimo, e, quando o turista chega, não é bem aquilo. Isso frustra e afasta o cliente, que não volta mais”, concluiu.

Para o estudante de Turismo da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) Ricardo Alexandre de Oliveira, a palestra ressaltou a importância de valorizar a cultura e a gastronomia locais. “Acredito que esse seja realmente o caminho para atrairmos cada vez mais turistas para o nosso estado. Também aprendemos infinitas formas de atuação e sobre como o turismo é tratado em diversas partes do mundo. Foi muito proveitoso”, afirmou.

Fonte:Ascom Fecomércio-MS