Jornal do Brasil

Acervo

Presidente e diretoria da OAB/RJ tomam posse nesta segunda, dia 14

Felipe Santa Cruz assume o triênio 2016-2018 em cerimônia no TheatroMunicipal

Jornal do Brasil

A diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil / Seccional Rio de Janeiro (OAB/RJ), reeleita para o triênio 2016-2018, toma posse, às 18h30 desta segunda-feira, dia 14, em solenidade realizada no Theatro Municipal.

À frente da entidade por mais três anos, Felipe Santa Cruz obteve 68% dos votos válidos (ampliando os 65% de margem do pleito passado) da categoria, que reúne cerca de 144 mil advogados no estado.

Também serão empossados os conselheiros seccionais, os presidentes de subseções, e os representantes da Ordem fluminense no Conselho Federal, além da diretoria da Caixa de Assistência ao Advogado (Caarj). Entre as presenças aguardadas para a cerimônia, estão: o prefeito Eduardo Paes, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, o presidente do Conselho Federal da OAB, Claudio Lamachia, além de representantes do Judiciário e Legislativo.

Conquistas – Tendo a defesa das prerrogativas da advocacia e do estado democrático de direito como marcas, Felipe vem conduzindo a entidade a uma série de conquistas para a categoria, como a inclusão da classe advocatícia no Supersimples (sistema de tributação que simplifica os impostos); a inserção no processo digital, com a criação de cursos, seminários e da primeira escola digital do país específica para esta finalidade, e as férias para os advogados. Em 2014, lançou o Projeto ‘Mais Justiça’ buscando melhorarias no Judiciário diante do déficit de 300 juízes no Estado e a falta de investimentos nos juizados. Na gestão de Felipe, a OAB organizou a maior conferência de advogados de sua história, que reuniu 17 mil profissionais no Riocentro, em outubro de 2015. A entidade ainda foi protagonista durante as manifestações de 2013 por zelar, sob todas as circunstâncias, pela proteção das garantias constitucionais.

Perfil – Advogado trabalhista, Felipe Santa Cruz, 43 anos, formou-se em 1997 pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Foi professor universitário e tem mestrado em Direito e Sociologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Em 2006, foi eleito conselheiro seccional da Ordem e três anos depois assumiu a presidência da Caixa de Assistência dos Advogados (Caarj), antes de presidir a OAB/RJ. 



Tags: