A Órfã do Brasil

Luyara Santos, a filha de 18 anos de Marielle Franco, tornou-se, da noite do crime para o dia da grande manifestação na Cinelândia, a Órfã do Brasil. 

Órfã de uma liderança da Cidade do Rio de Janeiro, do Movimento Negro, do Movimento Feminista, do Movimento contra a Homofobia, mulher de múltiplas atuações, o que a levou à relatoria da Comissão da Câmara junto à Intervenção Militar no Rio de Janeiro. Uma líder que, morta, projetou-se nacional e internacionalmente. 

Luyara é uma linda garota, saudável, vaidosa, luta Muay Thai, faz estágio na Fundação Oswaldo Cruz, cursou Educação Física na UERJ, frequentou o CEAT e tem um círculo enorme de amigas, que agora se manifestam no Facebook com seu apoio. Entre as tantas mensagens está a da cantora Fátima Guedes: “Minha querida, sei que a dor é imensa, mas Deus dá o conforto e sua mãezinha sempre estará olhando por você e orgulhosa da filha que tem. Que Deus te conforte! Bjs”

Luyara é agora órfã de uma mãe presente e jovial, sempre risonha com ela nas fotos. O Rio de Janeiro, como Luyara, também está órfão de Marielle. Quando teremos outra vez uma mulher, na política desta cidade e deste estado, com seu preparo, sua articulação, a comunicabilidade, seus objetivos claros, a coragem e a determinação?

BORBULHANTES

MAIS UM 7 X 1 pro Brasil encarar: a Alemanha lançou esta semana uma cartilha sexual para a pré-escola... Segundo os doutos educadores que a criaram, não há motivo para não discutir diversidade sexual dentro das escolas, já que ela está espalhada por toda a parte, na comunidade... ENQUANTO ISSO tem até candidato a presidente querendo patrulhar a diversidade alheia e impedir de ser dada às crianças a oportunidade de se habituarem ao tema sexo, de um modo saudável e naturalizado, e não como aberração... ABERRAÇÕES SÃO os conceitos nefastos de quem confunde boa informação com “porta aberta pra pedofi lia”...  O RIO SOCIAL reage. Ontem, Eliana Moura abriu a casa para happy hour de despedida da Giovanna Deodato... SEGUNDAFEIRA, no Gourmet do Lagoon, Maria Alice Celidônio comemora, com belisquetes do chef e drinks, seus - caiam pra trás, não acredito - 80 anos com corpo de 30 (juro!), e podem apostar no máximo 50 anos no conjunto da obra. Quero beber da água que ela bebe... E NO DIA 23 tem Feliz Aniversário para Mirna Bandeira de Mello em casa. Poucos recebem de modo tão simpático quanto Mirna e Paulinho...  VOU CONTAR a vocês quem é esse procurador do MP-RJ, José Panoeiro, que vai assumir a investigação da execução de Marielle Franco... ESPECIALISTA EM direito penal, conhece o Judiciário como a palma da mão... Já foi da Polícia Civil, passou pelo MPF, e a promotoria do RJ... FOI QUEM conduziu a investigação de Eike Batista, que o levou à prisão em 2015... COORDENOU O Grupo Antiterrorismo das Olimpíadas Rio 2016... ESTE ANO, passou a investigar o tráfico de armas por policiais militares... O PANOEIRO não deixa nada por baixo dos panos, e a Justiça deposita suas esperanças nele para chegar o quanto antes aos assassinos de Marielle ... VOCÊS SABEM que a Carol Sampaio é a Favorita não é à toa. Todos gostam dela. Hoje tem sua festa de aniversário no Copa. Tradição. Vai soprar velas em décor retrô de Daniel Cruz, lembrando aniversário infantil, com jujuba, caramelo, pirulitos, gracinha!... DAS SEIS da tarde às quatro da manhã, pra aproveitar bem a piscina de bolinhas e chupar muito MM... LEDS COLORIDOS, oito ilhas de bares com drinks coloridos, e famosos arrebentando a boca dos balões, que vão estar pendurados no teto... E O VESTIDO da Carol? Como sempre, da Lethicia Bronstein, que a veste na festa pela quinta vez... CAROL TEM tudo patrocinado, do make de Ale de Souza aos brigadeiros da Fabiana D’Angelo, da cerveja Heineken à vodka Grey Goose, do energético Red Bull ao Martini espumante... E MAIS: os cantores praticamente brigam pra se apresentar no line up da festa. De graça! A saber: Jojo Toddynho, Banda Eva, Gabriel Pensador, Jorge Aragão, Ludmilla, Nego do Borel, Buchecha, Pocahontas, Sapão, Preta Gil, Marília Mendonça, Djs Felipe Mar e Helen Sancho e maaais... CAROL é show!...

***

O Rio que acontece borbulha, hoje, na festa da Carol Sampaio, no Copa, e amanhã, na Feijoada do Amaral, no Hippo, que agora se repete sempre aos domingos, com ambiente de clube da gente, todo mundo se conhece, com vista pra praça mais linda do Rio e com um feijãozinho, ó!