Em sintonia com o esquenta da cena política, grifes antecipam o Verão

Leblon e Ipanema são os locais escolhidos para o preview, a despeito das manifestações populares 

Sabe aqueles slogans de publicidade antiguinhos tipo “Liquidação! O patrão ficou louco!” ou “O tempo está maluco”? Pois bem, o friozinho de inverno nem bem chegou e as lojas já estão em liquidação. Isso, óbvio, tem a ver com a questão da antecipação do calendário de moda que tanto tem dado o que falar. E, nessa pegada, várias grifes já se preparam para a nova temporada, fazendo pré-lançamentos de Primavera-Verão e mostrando para a imprensa especializada um pouquinho daquilo que vai aparecer nas vitrines daqui a cerca de um mês, em locais próximos às arenas das últimas manifestações populares, como o Leblon. A coluna foi conferir e trouxe algumas novidades em primeira mão. 

Constança Basto fez lançamento para um grupinho animado em sua loja do Leblon. As inspirações? Cores neutras como vários tons de beges, rosa-nude, grafite e preto, além de estampa optical art em preto-e-branco e pele de vaca estampada como onça ou tigre. A estilista recebeu o seleto grupo de convidados com brigadeiros e bem-casados fofos e fez questão de mostrar pessoalmente suas criações para cada um dos presentes, dando destaque para as peças em verniz. Aliás, uma graça as peças forradas com tecido gráfico inspirado na obra do mosaicista, escultor e arquiteto Athos Bulcão. No mais, a estilista foi enfática ao mostrar as diferentes alturas de saltos disponíveis na loja, também repaginada com nova programação visual. Para Constança, sua mãe, Fernanda, continua sendo aquela que sabe das coisas. “Mamãe sempre diz que o salto tem de ser alto, mas que tem de agüentar um casamento”, afirmou ela, rindo. 

Outras grifes optaram por um lançamento coletivo somente para jornalistas, o tipo de evento conhecido como press day. O local escolhido foi a cobertura de um hotel na Avenida Vieira Souto, onde os presentes, além de desfrutarem da magnífica vista, dos acepipes gostosinhos e do champanhe geladinho, puderam conferir de perto as peças-conceito e looks-piloto de várias marcas bacanas. A Corporeum, por exemplo, exibiu coleção com forte pegada étnica e colorido exuberante. A Agilitá trouxe muito branco, texturas, listras e animal prints. A Vix mostrou que sua moda praia continua chique, mesmo quando navega pelos rios do Xingu. Suas estampas indígenas estavam um arraso!

A Myth e a Botswana, duas marcas de estilo mais acessível, mostraram sua modinha comercial com levada perfeita para agradar às fashionistas fofoletes, enquanto a AD apresentou seu estilo masculino renovado com boas propostas de cores. Mas, no final, foi a impecável Mara Mac quem surpreendeu os convidados com sua alfaiataria sempre precisa, modelagem Premium e o uso elegante do branco. Luxo! A marca precisa urgente voltar a desfilar no Fashion Rio, pois faz falta no line up de qualquer grande semana de moda. 

Ainda nessa levada dos lançamentos, a A.Brand, marca mais exclusiva da Animale, recebeu os convidados em sua loja do Rio Design Leblon pouco depois das manifestações que haviam acontecido no bairro. A coleção foi inspirada no lado selvagem de Miami, em suas praias, na exuberância natural do Everglades, nos pássaros exóticos da Parrot Jungle e até na Art Basel, o famoso evento de arte moderna que movimenta a Flórida. Nem é preciso dizer que flamingos, araras e tucanos compareceram em revoada nas estampas, assim como as pinceladas dos artistas plásticos marcaram presença nos grafismos e colorido vívido. Exemplo disso foi o tricô azulão envergado pela dublê de modelo e princesa, Paola de Orléans e Bragança, sempre linda! E, a propósito das manifestações, Ana Claudia Dias, diretora criativa da grife, fez questão de comentar que simpatiza com as manifestações, mas que repudia a destruição de lojas e saques ao varejo, pois acredita que o comércio também está seriamente comprometido com o andar da carruagem. “Sou totalmente a favor dos protestos, mas fico indignada com a destruição das lojas. Nós, do comércio, também estamos sofrendo muito com a situação atual do Brasil”, disse ela.   

[email protected]