Oscar de La Renta é um nome recorrente nos veículos de moda aqui no Brasil, seja a pauta o vestido usado por Hillary Clinton (uma de suas clientes mais fieis), os looks assinados pelo estilista dominicano que passaram pelo tapete vermelho das maiores premiações do mundo ou até o polêmico convite que o designer fez para John Galliano ser colaborador da coleção de Inverno 2014, desfilada há algumas semanas em Nova York.
Sendo tão presente nas referências fashion brasileiras, você já havia reparado que a marca não tinha nenhum ponto de venda por aqui? Pois este cenário está prestes a mudar e, em pouco tempo, se depender de Alexander Bolen, genro de Oscar e CEO da marca, e Eliza Bolen, filha do designer e integrante da equipe de criação da grife. O casal esteve no Brasil pela primeira vez nesta semana para marcar o lançamento do primeiro perfume da Oscar de La Renta por aqui, o Live in Love, que chega às lojas ainda neste semestre.
Em uma entrevista exclusiva à coluna, Alexander nos contou um pouco mais sobre os planos para abrir uma loja da marca em território nacional, mais precisamente em um shopping paulistano, os investimentos previstos para o nosso país e até sobre a parceria com John Galliano na última coleção – e fez questão de desmentir que a dobradinha será estendida, pelo menos por enquanto. “Se a atividade econômica no Brasil estiver tão efervescente quanto o desembarque internacional no aeroporto e a enorme fila da imigração, precisamos chegar com nossos negócios aqui rápido”, brinca. E nós concordamos!
Heloisa Tolipan: O Brasil é um dos maiores mercados de cosméticos e perfumes. Como a Oscar de La Renta enxerga o nosso mercado?
Alexander Bolen: Estamos lançando nosso primeiro produto no Brasil, a fragrância Live in love, planejamos abrir uma loja em São Paulo logo e ficamos impressionados com a noção da nossa marca por aqui. Em uma pesquisa, percebemos que a Oscar de La Renta está entre as dez marcas de luxo mais lembradas por brasileiros e nós não vendíamos aqui. O consumidor brasileiro tem uma grande noção do que é a marca e, aos poucos, nós queremos mostrar mais da nossa grife.
HT: Conte mais sobre este planejamento para o mercado brasileiro
Alexander: De um lado, estamos lançando o nosso primeiro perfume, o Live in love, que é uma fragrância clássica e marcante. Por outro, planejamos lançar de um modo mais amplo a nossa linha de roupas e estamos à procura de parceiros que ajudem a levar este projeto para a frente. A ideia é abrir uma loja da Oscar de La Renta em um shopping de São Paulo. Nossa maior preocupação é saber como os brasileiros reagirão a uma linha de roupas de alto custo nos Estados Unidos e que custará mais ainda aqui. No Brasil, o preço das peças dobrará em relação ao cobrado nos EUA. Atualmente, a marca não está focada em bolsas e sapatos como eu gostaria, senão a diferença de preços seria menor. Um sapato nos EUA custa cerca de US$ 500 e aqui no Brasil, custaria US$ 800. Porém, um vestido pode custar cerca de US$ 4 mil em Miami e seria vendido por cerca de US$ 8 mil em São Paulo.
HT: Como é a relação de Oscar com o nosso país?
Alexander: Oscar é latino (o estilista nasceu na República Dominicana) e a estética de suas criações é muito influenciada por este universo. Oscar divide o mesmo gosto por cores fortes e certas modelagens que as mulheres daqui. Pessoalmente, Oscar também tem uma conexão forte com o Brasil e já passou bastante tempo por aqui, mas não recentemente. Acho que ele virá nos próximos lançamentos de fragrâncias e também para a inauguração da futura loja em São Paulo.
HT: Oscar convidou John Galliano para ser um colaborador da última coleção de Inverno 2014, desfilada há algumas semanas em Nova York. Por conta do bom resultado final, existe o desejo de prolongar a parceria?
Alexander: Não temos planos de continuar trabalhando com Galliano agora, mas Oscar, eu e todos na companhia esperamos encontrar um meio de trabalhar com ele novamente no futuro. John precisa voltar a conversar com o mundo e também falar sobre a polêmica dos insultos antissemitas, como fez conosco. Nossa marca não se interessa por controvérsias e polêmicas, nós focamos em design de excelência e John representa o design de excelência ao extremo.
HT: Existe algum segredo para manter uma marca desejada e atual por tantos anos?
Alexander: Também gostaria de saber se existe algum segredo. Não sei nada além do que sempre fizemos. Oscar acredita que o nosso negócio é sobre o agora e não sobre ontem e, por isso, prestamos atenção em como as mulheres vivem hoje para fazer coleções que representem os seus desejos atuais e se encaixem em suas necessidades.
HT: Você e sua mulher, Eliza Bolen, filha mais nova do segundo casamento de Oscar, já conheciam o Brasil? O que sabem sobre a nossa moda?
Alexander: Esta é a primeira vez que visitamos São Paulo e o Brasil. Pensamos em conhecer Brasília e o Rio de Janeiro no futuro e queremos voltar logo. Se a atividade econômica no Brasil estiver tão efervescente quanto o desembarque internacional no aeroporto e a enorme fila da imigração, precisamos chegar com nossos negócios aqui rápido. Todo o mundo está vindo para o Brasil!
Não tivemos tempo de conhecer a moda de vocês, mas soube que a São Paulo Fashion Week está chegando e eu gostaria de encontrar uma desculpa para ficar mais tempo no Brasil e ir a alguns desfiles.