Fator Teló: 'Ai se eu te pego' foi o 6º single mais vendido no mundo, em 2012

Depois de 12 anos, indústria fonográfica teve leve recuperação na comercialização de álbuns

Confira também o nosso blog.

Responsável por apurar anualmente a situação delicada que vivem os produtores musicais do mundo inteiro, a IFPI (International Federation of the Phonographic Industry) divulgou que a indústria fonográfica mundial teve uma leve recuperação em 2012, com um aumento de 0,3% nas vendas em relação a 2011. Para se ter uma ideia, desde 1999 as vendas de discos não obtinham um resultado positivo ao final de um ano. Em 2012, a indústria embolsou cerca de US$ 16,5 milhões com a vendagem de álbuns.

E, com certeza, um dos nomes responsáveis por esta leve recuperação é a boy band britânica One Direction, que emplacou dois álbuns no top 10 de 2012: 'Up all night', em 3° com 4,5 milhões de cópias vendidas, e 'Take me home' em 3º, com 4,4 milhões de cópias vendidas. No topo da lista, pelo segundo ano consecutivo (fato inédito), '21', de Adele, com 8,3 milhões.

Já na lista dos singles, um representante brasileiro para nos encher de orgulho: 'Ai, se eu te pego', de Michel Teló, aparece na 6ª colocação de 2012, com 7,2 milhões de cópias comercializadas. Quem lidera a lista de singles é 'Call me maybe', de Carly Rae Jepsen, com 12,5 milhões.

Colaborou Beatriz Medeiros

[email protected]