Fracasso de audiência na estreia, 'Lado a Lado' terá difícil missão pela frente!

Fugir dos clichês de novelas de época: grande desafio da trama de Claudia Lage e João Ximenes Braga

Confira também o nosso blog.

Ofuscada por sua trágica audiência de estreia (18 pontos de média no Ibope, sendo a pior da história das novelas das seis da Globo), 'Lado a Lado' terá pela frente em sua jornada um obstáculo que vai além da luta pela audiência: a luta para fugir dos clichês que envolvem as tramas de época, tão comuns nesta faixa da programação da emissora.

A princípio, a intenção de Claudia Lage e João Ximenes Braga, que é trazer à tona a contribuição do negro à sociedade brasileira no período pós-abolição da escravatura, conseguirá abrigo confortável nas interpretações de Camila Pitanga e Lázaro Ramos, já arrepiando com um beijo em público, em um restaurante, no capítulo de estreia. Afinal de contas, 'beijo em público' em 1903 já não era um fato corriqueiro, quanto mais sendo protagonizado por dois ex-escravos.

No entanto, além do mote interessante, será preciso mais para fugir da redoma da mesmice, não é verdade? Principalmente no que diz respeito à estética, geralmente um nó apertado de desamarrar em novelas de época. O rococó é de praxe e fica complicado escapar do visual romanticamente perfeito. 

Justiça seja feita, após a primeira impressão da estreia, o que fica evidente é a tentativa de amenizar o ambiente de sempre (cortiços, ruelas, palacetes de barões e baronesas) com uma trilha caprichada (com direito a Los Hermanos, Gal Costa e o samba-enredo da Imperatriz de 1989, 'Liberdade, liberdade! Abra as asas sobre nós', magnificamente encaixado na abertura).

'Lado a Lado' teve um capítulo curto em sua estreia (por conta do sonolento amistoso entre Brasil e China), mas com a boa proposta de abordar a História do Brasil com olhos mais afiados. Agora, é encarar de frente o desafio de superar qualquer clichê e, sem qualquer tom de escárnio, torcer para que o público sente à frente da TV para conferir o desenrolar de seus acontecimentos.

[email protected]