Na onda hype da cultura brega, 'Cheias de Charme' aposta no exagero...

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Nunca foi tão hype ser brega. Assumir que gosta daquele cantor que, há 10 anos, você torcia o rosto quando sua música tocava nas rádios. Vestir aquela jaqueta que, nem nos anos 90, você teria coragem de usar. Poder dizer que sempre gostou de lambada, de pagode, da dancinha do Latino. Se você sempre foi brega, ou quer se tornar, este é o momento. A vergonha está em baixa, assim como o elitismo, hoje sentimento que ocupa as sombras da opinião pública. Brega, hoje, é ser elitista. Menos mal, não é mesmo?

E, aproveitando essa onda de legitimação do brega, estreou a nova novela das sete da Globo, 'Cheias de Charme', de Filipe Miguez e Izabel de Oliveira, com direção de Denise Saraceni. Sua aposta maior, sem dúvida, será o exagero, seja nos figurinos, na cartela de cores da direção de arte, nos olhares de seus personagens e, inclusive, em sua abertura com excesso de informações. Um folhetim brega, com orgulho.

E com a presença de uma Claudia Abreu que promete roubar a cena das três protagonistas, vividas por Taís Araújo, Isabelle Drummond e Leandra Leal, no papel da cantora Chayene, insuportavelmente famosa e cheia...de si. No capítulo inicial, pudemos ver sua verve Porcina, com toques de Joelma Calypso + Gaby Amarantos, principalmente ao contracenar com sua empregada, interpretada por Taís. Uma megera com jeito de Bruxa Má dos contos de fadas, fonte explícita de inspiração para as três amigas que, de domésticas, se tornarão grandes estrelas da música nacional.

Bela presença de espírito da Globo, ao jogar suas fichas na linguagem popular com artifícios que dialogam, atualmente, não só com o iminente poder da nova classe média, como também com a intelligentsia, hoje em lua de mel com o que ontem era escondido por todos por ser cafona. Talvez seja uma estratégia interessante de novela popular sem ser popularesca, que fale a língua do povo sem subestimar a inteligência do telespectador. Mas, isso, só o tempo irá dizer...

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