ASSINE
search button

Mais uma baixa nas semanas de moda Inverno 2012: Mara Mac não vai desfilar

Depois de 19 anos desfilando, a empresária Mara Mac Dowell vai investir nas mídias digitais

Compartilhar

Confira também nosso blog

Vamos ficar órfãos de um dos desfiles mais bonitos das semanas de moda: Mara Mac Dowell, dona da Mara Mac, anunciou que não desfilará Inverno 2012 no Senac Rio Fashion Business. Ela se junta a uma turma que decidiu pular a edição de Inverno. Ronaldo Fraga, na SPFW, as três grifes que deram baixa no Fashion Rio (British Colony, Têca e Totem), sem falar em Lucas Nascimento, que já pulara o verão passado, e Carlos Miele, que anunciou ontem que não desfilará no Senac Rio Fashion Business.

Segundo o comunicado que a gente recebeu, Mara quer inovar voltando seu olhar para as novas mídias. "Mostrar de modo mais intimista o Inverno 2012 de sua marca foi a escolha da estilista, que lança vídeo catálogo assinado por Yuri Sardenberg, com styling de Rogério S e beauty de Joseph. A coleção, inspirada na rapidez da comunicação do cotidiano, e na cultura da informação, que foca e desfoca o universo da mulher, será lançada no espaço Mara Mac dentro do Fashion Business no dia 11 de janeiro".

Foram 19 anos desfilando duas coleções anuais e Mara Mac afirma que o foco mudou, seguindo uma linha que também foi comentada por Ronaldo Fraga quando anunciou que estaria fora da edição a ser realizada em janeiro da São Paulo Fashion Week:

- Começamos com muito sucesso o e-commerce e tenho me aventurado cada vez mais no mundo da internet. Acabei de comprar sucessos musicais no I Tunes brasileiro, comenta Mara. Esse vídeo, feito por menino novo e talentoso, vai estar no site, passando nas lojas e também no Youtube. É tempo de investir mais nesse mercado. No próximo lançamento de Verão estaremos novamente mostrando o estilo da marca”, afirma Mara.

Ontem eu publiquei aqui sob o título "Crise na moda? Estilistas estão desistindo de desfilar coleção Inverno. E aí?" o seguinte texto: "A moda acabou?" A pergunta foi feita semana passada porRonaldo Fraga  ao anunciar que não desfila na próxima edição da SPFW, a ser realizada entre os dias 19 e 24 de janeiro de 2012. Ele se juntou a três grifes que também deram baixa no Fashion Rio: British Colony, Têca e Totem, sem falar em Lucas Nascimento, que já pulara o verão passado. Agora é a vez de Carlos Miele anunciar que não desfilará no Senac Rio Fashion Business, mas que manterá seu lounge no evento, com 100 metros, para comercialização das marcas M. Officer e Miele. 

Carlos Miele deve voltar às passarelas para a temporada Verão 2013. A intenção, agora, do estilista é focar nas vendas para os mercados interno e externo. No exterior, ele faz dois desfiles por ano, em Nova York. E continuará fazendo. Além do showroom em Paris. Temos mesmo é que refletir sobre o texto escrito por Ronaldo Fraga, que eu reproduzo mais uma vez aqui embaixo e também sobre o preço das nossas roupas, o preço de se investir em um desfile e sobre a onda de brasileiros que lotam os aviões para fazerem compras no exterior, trazendo malas e mais malas de roupas para uma temporada inteira.

PARO. LOGO EXISTO

A moda acabou? Pelo menos da forma como a conhecíamos, acredito que sim. O desenho de um novo tempo nos pede novas funções para roupas, corpos, móveis e imóveis.

Termino este ano com um saldo de seis coleções de moda, coleções de coisas para vestir a casa, quatro exposições multimídia, direção criativa de grandes eventos, pesquisas, conversas e projetos em todo esse Brasil varonil…!

Toda essa intensidade de acontecimentos me permite agora experimentar um desejo de, depois de 17 anos desfilando regularmente duas coleções anuais, não desfilar na temporada do próximo inverno.

Parar para respirar, para observar o entorno, para investigar outros suportes para o pensar, o expor, o produzir e o comercializar moda no Brasil.

Meu tempo pede isto: a possibilidade de estabelecer diálogos mais estreitos com outras frentes, caminho que já venho trilhando.

No início de 2012, trocarei a realização de um desfile pelo lançamento de um livro, o Caderno de Roupas, Memórias e Croquis.

Em outras palavras, na próxima temporada, trocarei a passarela por uma pausa e por uma escolha pela concentração em palavras, riscos, rabiscos e desenhos.

E as roupas, impertinentes, continuarão por lá.

Feliz Ano Novo!

Carinhosamente,

Ronaldo Fraga

[email protected]