'Tiranossauro' une amarguras de personagens em filme excelente

Longa venceu prêmio especial do júri de ator, atriz e direção no Sundance Film Festival

"Eu não sou uma boa pessoa", afirma Joseph, um viúvo amargurado, violento, estourado e de mal com a vida e com todos. 

Tiranossauro (Tyrannosaur), vencedor do prêmio especial do júri de ator e atriz e melhor direção no Sundance Film Festival 2011, chega ao Festival do Rio para mostrar o porquê de tantas conquistas. E não foram a toa.

Petter Mullan interpreta o protagonista que quer, de qualquer forma, dar vazão a sua dor através da raiva. Durante muito tempo seu plano da certo, e quem cruzar sua frente - seja o cachorro, seja o moleque irritante do bar, - pode acabar mal.

Mas esse panorama de ódio muda quando, depois de um dos episódios agressivos, Joseph conhece Hannah (Olivia Colman), com uma personalidade oposta a sua. Petter Mullan merece todo o reconhecimento por sua atuação excepcional. Sua angústia é passada para o espectador, mesmo sem que nem uma palavra seja dita.

Olivia Colman encarna tão bem o papel de esposa dedicada, boa parte do filme agredida e estuprada por seu marido James (Eddie Marsan, mais um na lista de grandes atuações), que sua dor chega a ser quase palpável. É difícil não se emocionar com sua indignação e resignação.

Apesar de possuírem perdas e amarguras diferentes, os dois unem a tristeza numa amizade confortante, para buscar um caminho. Joseph diz para Hannah que saber seus problemas estragaria tudo, que ele só queria a companhia dela. 

Com uma fotografia excelente assinada por Erik Wilson, Tiranossauro, de Paddy Considine (O ultimato Bourne), demora para revelar o porquê do nome do filme. Uma escolha interessante.

Joseph tinha receio de que saber as angústias de outras pessoas fosse fazê-lo não se livrar das suas. Mas será que é possível ficar para sempre trancado com as suas amarguras e fechado ao resto do mundo? Tiranossauro é, sem dúvida, um dos filmes do Festival do Rio que vamos torcer para quem entre no circuito. Agora, resta esperar.

Cotação: *** (Ótimo)