Flamengo com confiança renovada

Barbieri vibra com atuação na Arena do Grêmio e exalta domínio no segundo tempo

PORTO ALEGRE - Mais do que o bom resultado alcançado na Arena do Grêmio, o Flamengo surpreendeu por ter dominado o atual campeão da Libertadores durante boa parte do segundo tempo. Os gremistas sequer finalizaram durante os 45 minutos finais, e tiveram todas as possibilidades de contragolpe cortadas pela pressão rubro-negra, que se intensificou a partir dos 40 minutos.

Contente com o desempenho em Porto Alegre, onde a equipe permanece para enfrentar novamente o Grêmio amanhã, dessa vez pelo Campeonato Brasileiro, Maurício Barbieri destacou os principais pontos da atuação do Fla. O técnico se baseou nas estatísticas da partida para ratificar o controle rubro-negro em campo. Foram 58% de posse de bola e oito finalizações no alvo, o dobro dos gaúchos. No total de arremates, a superioridade foi de 20 a 14.

“Fizemos grande partida. Vir aqui e jogar com o Grêmio é muito complicado. Fomos até superiores. Números do jogo, chutes no gol, posse de bola. Imprimimos ritmo intenso. Não deixamos eles confortáveis. Buscamos nosso jogo até o fim. Fico muito satisfeito. O Grêmio é qualificado, mas conseguimos fazer um jogo muito bom”, avaliou Barbieri.

Herói do empate, o jovem Lincoln, de 17 anos, marcou apenas seu segundo gol como profissional, e já de enorme importância – o outro foi na vitória por 1 a 0 sobre o Bangu, no Campeonato Carioca. O atacante revelado pelas categorias de base rubro-negras garantiu que o gol em Porto Alegre já era previsto. 

“Eu estava bastante concentrado. Tinha comentado com o Jean (Lucas) que eu estava sentindo que ia fazer o gol. Entrei bastante concentrado e pude ajudar a equipe”, declarou Lincoln ao programa “Seleção Sportv”.

    Apesar de o adversário e o local serem os mesmos amanhã, a partida promete ser bem diferente do que se viu na última quarta-feira. Além da menor pressão por não se tratar de um mata-mata, as mudanças devem ser várias nas escalações. Como de costume, Renato Gaúcho poupará todos os seus titulares, priorizando a visita ao Estudiantes, na próxima terça-feira, pelas oitavas de final da Libertadores. 

O compromisso continental do Flamengo é só na quarta, no Maracanã, contra o Cruzeiro, mas Barbieri também deve deixar de fora alguns de seus titulares, sobretudo os mais desgastados pela dura sequência de jogos. Vitinho, que entrou bem em sua estreia pelo clube, deve começar jogando, a depender do aval da comissão técnica.

Mais um reforço para a sequência da temporada, o volante Robert Piris, ex-San Lorenzo, teve sua contratação oficializada ontem pelo Flamengo. O paraguaio tem 24 anos.