Angelique Kerber vence Serena Williams e conquista 1º título em Wimbledon

A alemã Angelique Kerber conquistou seu primeiro título no gramado sagrado de Wimbledon, neste sábado, depois de vencer a americana Serena Williams com um duplo 6-3 em pouco mais de uma hora de jogo.

A vitória de Kerber evitou que Serena conquistasse seu oitavo título em Londres, após complicado parto há 11 meses, o que igualaria o recorde da australiana Margarite Court como a tenista com mais troféus de Grand Slam (24).

A ex-número 1 do mundo, atual 181ª colocada do ranking WTA, foi dominada pela alemã de 30 anos, 10ª do circuito mundial feminino.

Kerber, cujos dois títulos de Grand Slam foram nas quadras rápidas do Aberto da Austrália e do US Open de 2016, controlou a partida desde o início e neutralizou a melhor arma de Serena. A americana teve o serviço quebrado em quatro ocasiões, contra apenas uma quebra sofrida pela alemã.

A determinação e segurança de Kerber frustraram a esperança dos espectadores, que desejavam ver um rito da história do tênis. Quando Serena tentou uma reação para buscar o terceiro set, a alemã se impôs e impediu.

"É um sonho que se torna realidade", disse Kerber beirando o choro após a partida, depois de ter perdido a decisão de Wimbledon em 2016, justamente para Serena.

Há vários anos que o recorde da australiana Court, estrela do tênis nos anos 1960 e 1970, é o grande objetivo da carreira da mais jovem das irmãs Williams.

Após perder a liderança do ranking em 2016 para Kerber, Serena recuperou o trono no início do ano seguinte com o título do Aberto da Austrália 2017, chegando a 23 troféus de Grand Slam. Foi o último torneio antes de dar à luz Olympia em setembro, em um parto com risco de vida para a tenista segundo explicou meses mais tarde.

Durante a ausência de Serena, entre fevereiro de 2017 e março de 2018, nenhuma tenista assumiu o protagonismo absoluto. Após Kerber, a tcheca Karolina Pliskova e a espanhola Garbiñe Muguruza também lideraram o ranking WTA, com a romena Simona Halep sendo a atual primeira colocada desde 9 de outubro.

Mas Serena não conseguiu se juntar ao grupo seleto de tenistas campeãs após se tornarem mães, ao lado da australiana Evonne Goolagong, de Court e da belga Kim Clijsters.

-- Resultado de sábado na disputa de simples feminino em Wimbledon:

- Final

Angelique Kerber (ALE/N.11) x Serena Williams (EUA/N.25) 6-3, 6-3

al/pm/fa