Valtteri Bottas (Mercedes) conquista pole no GP da Áustria de Fórmula 1

O finlandês Valtteri Bottas (Mercedes) assegurou a pole position do Grande Prêmio da Áustria de Fórmula 1, neste sábado em Spielberg, repetindo a temporada de 2017 e conquistando a primeira pole de 2018.

Bottas estará acompanhado do companheiro de equipe na primeira fila, o britânico Lewis Hamilton, que ficou na segunda colocação por apenas 19 milésimos. Foi a quinta pole position da carreira do finlandês.

As Ferraris do alemão Sebastian Vettel e do finlandês Kimi Raikkonen vão largar na segunda fila, respectivamente na terceira e quarta colocações. Ainda assim, Vettel está sob investigação por ter atrapalhado o espanhol Carlos Sainz Jr (Renault) na Q2.

O holandês Max Verstappen (Red Bull) larga da terceira fila acompanhado do francês Romain Grosjean (Haas), que ainda não pontuou na temporada.

Bottas acredita ter a receita para repetir o sucesso do ano anterior.

"Só preciso de uma largada limpa, não fazer nada surpreendente. Sobretudo não querer ser herói na curva número 1 e a partir daí seguir adiante", explicou o piloto de 28 anos.

"Valtteri merece, não está ruim para mim. Estou contente", comentou Hamilton com aspecto de decepção.

Vettel e Hamilton cometeram pequenos erros durante a primeira volta no Q3, ao contrário de Bottas, que conseguiu melhorar seu tempo de referência.

A Renault de Sainz Jr e do alemão Nico Hülkenberg sai respectivamente da nona e décima colocações do grid.

smr/dlo/am/eg/fa