Gil lidera votações, e LBF define seleção para Jogos das Estrelas

Desafios antes do duelo terão quatro atletas brasileiras contra quatro argentinas

Após uma semana de votação e mais de 8 mil votos individuais, a seleção da LBF que entra em quadra para enfrentar a Liga Argentina no dia 8 de abril, no Ginásio Pedro Dell'Antonia, em Santo André (SP), no Jogo das Estrelas, foi anunciada na última sexta-feira.

Com 2.523 votos e presente em 30% das seleções, a pivô Gil, da Uninassau, foi a mais votada entre as 45 atletas elegíveis, seguida pela armadora Débora, do Santo André/Apaba, que foi escolhida por 2.063 seleções (24% ). Completam o quinteto titular as alas Jaqueline (Santo André/Apaba – 1.956 votos, 23%) e Thayná (São Bernardo/Brazolin/Unip– 1.341 votos, 16% ) e a pivô Silvinha (1.935 votos, 23%), outra escolhida do público que joga na equipe anfitriã.

Para comandar a equipe, João Camargo, técnico do Blumenau, foi eleito por votação entre as equipes, que também elegeram Bruno Guidorizzi, treinador do Santo André/Apaba, como assistente. A dupla, por sua vez, indicou as outras sete jogadoras que irão compor a seleção, contemplando todas as nove equipes que disputam a LBF CAIXA.

São elas Natalia (armadora - Poty/BAX/Catanduva), Mariana (ala/armadora - Blumenau), Patty (ala - Vera Cruz Campinas), Tassia (ala - Uninassau Basquete), Tati Pacheco (ala - Sampaio Basquete), Barbara (pivô - Presidente Venceslau) e Kelly (pivô - Funvic/Ituano).

Também foram anunciadas as participantes dos desafios que antecederão o Jogo das Estrelas. Cada um deles terá quatro atletas brasileiras enfrentando outras quatro argentinas.

Nas habilidades, disputam Débora (Santo André/Apaba), Cacá (Blumenau), Lays (São Bernardo/Brazolin/Unip) e Babi (Vera Cruz Campinas, campeã em 2016), todas indicadas por votação entre os técnicos da LBF CAIXA. No torneio de três pontos, as selecionadas por critério estatístico foram Karla (Vera Cruz Campinas e atual campeã), Patty (Vera Cruz Campinas), Iza Andrade (Presidente Venceslau) e Tassia (Uninassau), principais pontuadoras do perímetro no campeonato.

Para o inédito torneio de enterradas, disputam Tati Pacheco (Sampaio Basquete), Thayná (São Bernardo/Brazolin/Unip), Iza Andrade (Presidente Venceslau) e a anfitriã Bianca (Santo André/Apaba). As atletas foram escolhidas após análise colhida no convênio firmado entre LBF e Unicamp, que tem estudado a possível redução da altura do aro. Para o torneio, ele será baixado à 2,75m do solo.

Os desafios terão transmissão ao vivo e exclusiva pela LBF LIVE. A programação começa 12h30, com o primeiro Torneio de Enterradas da história do evento. O Desafio de Habilidades está previsto para 13h, seguido pelo Torneio de 3 pontos (13h30). A bola sobre às 14 horas para o Jogo das Estrelas.

Com diversas ações de entretenimento para o público presente ao ginásio, a expectativa é de casa cheia para o evento. Os ingressos serão trocados com uma campanha do agasalho - basta levar uma peça de roupa de frio em bom estado de conservação. Ao todo, 3.500 ingressos estarão disponíveis para troca a partir da próxima segunda, 2 de abril, primeiro para clientes CAIXA, que poderão retirá-los exclusivamente no Ginásio Pedro Dell'Antonia até terça (3), das 10 às 17 horas. A troca para o público geral começa na quarta, 4 de abril, e estará disponível em cinco pontos de Santo André (lista completa abaixo). Cada pessoa poderá retirar até três ingressos.

A Liga Femenina de Básquetbol é a primeira convidada do Desafio Internacional e contará com o reforço das argentinas que disputam a LBF CAIXA 2018. A relação completa da equipe que vem ao Brasil será divulgada nos próximos dias.