A Conmebol definiu na noite da última quarta-feira (21) o desenho da próxima e inovadora Copa Libertadores da América. Em um novo formato, com mais clubes, mais datas e sem os mexicanos, a maior competição do continente Sul-americano já tem seus grupos formados para a edição de 2017. A cerimônia na sede da entidade, em Luque, no Paraguai, acabou complicando a vida do Botafogo, que não terá vida fácil desde a primeira fase, assim como o Atlético-PR. E também deixou Santos e Flamengo com missões árduas. Palmeiras, Chapecoense, Grêmio e Atlético-MG, na teoria, se deram bem no sorteio e são favoritos às vagas na oitavas de final.
Em função das novas regras, a Conmebol alterou a ordem do sorteio sempre que clubes do mesmo país caiam no mesmo grupo. Por esse motivo, o Santa Fé acabou ficando junto com o Santos e o Flamengo se livrou de encarar o Palmeiras. A Chapecoense também teve sua posição alterada.
Desta forma, o atual campeão Brasileiro, que não é cabeça de chave, terá ao seu lado no Grupo 5 o tradicional Peñarol e o modesto J. Wilstermann, além do ganhador 4 da primeira fase.
O rubro-negro carioca acabou escapando do Verdão, mas lutará contra os fortes San Lorenzo e U. Católica-CHI no Grupo 4 e também terá de aguardar para conhecer seu último adversário. Já o Botafogo terá logo na fase 1 o Colo Colo. Se passar, a tendência é que o Glorioso pegue o Olimpia. Tudo isso para chegar ao Grupo 1, que tem o atual campeão Atlético Nacional, Estudiantes e Bracelona do Equador.
O Santos, apesar de ser cabeça de chave, não deu muita sorte e vai disputar a sua classificação com dois recém campeões nacionais: O Santa Fé e o Sporting Cristal. Fora isso, o Grupo 3 esperará por mais um time que ainda terá de disputar as primeiras fases de disputa.
O Galo é amplo favorito no Grupo 6, que conta com Libertad, Godoy Cruz e Sport Boys. O mesmo vale para o Grêmio, cabeça de chave, assim como o Atlético-MG, mas no Grupo 8, que é formado por Guarani, Zamora e Dep. Iquique. Já a Chapecoense, apesar de toda a dificuldade de se preparar para sua estreia na Libertadores, pelo menos pode ter esperança contra Nacional, Lanus e Zuliá no Grupo 7.
O principal torneio do continente começará em segunda-feira, em 23 de janeiro, e terminará ao fim de novembro, com jogos da decisão do título nos dias 22 e 29. As equipes que forem eliminadas antes de chegar à fase de grupos serão encaixadas na segunda fase da Copa Sul-Americana. E outra novidade na Libertadores de 2017 é o novo sorteio que será realizado para confirmar os confrontos das oitavas de final, assim como acontece na Liga dos Campeões da Europa.
Novo logo
Com uma apresentação muito criativa e interativa, a Conmebol quebrou o protocolo e apresentou nesta quarta à noite um novo logo para a Copa Libertadores da América. O desenho é mais uma tentativa de mostrar e marcar uma nova fase da instituição, que tem passado por diversas reformulações depois que alguns de seus membros passaram a ser investigados e condenados pelo FBI.
Primeira fase:
E1 - Universitario de Sucre (BOL) x Montevideo Wanderers (URU)*
E2 - Deportivo Municipal (PER) x Independiente del Valle (EQU)*
E3 - Deportivo Capiatá (PAR) x Deportivo Táchira (VEN)*
(*) Fazem segundo jogo em casa
Segunda fase:
C1 - Atlético-PR x Millionarios (COL)*
C2 - Botafogo x Colo-Colo (CHI)*
C3 - Cerro Porteño (URU) x Unión Española (CHI)*
C4 - Carabobo (VEN) x Junior Barranquilla (COL)*
C5 - Atlético Tucuman (ARG) x El Nacional (ECU)*
C6 - Vencedor E1 x The Strongest (BOL)*
C7 - Vencedor E2 x Olimpia (PAR)*
C8 - Vencedor E3 x Universitario (PER)
(*) Fazem segundo jogo em casa Fase eliminatória
Ganhador 1: C1 x C8
Ganhador 2: C2 x C7
Ganhador 3: C3 x C6
Ganhador 4: C4 x C5
Definição de grupos
Grupo 1
Atlético Nacional (COL); Estudiantes (ARG); Barcelona (ECU); Ganhador 2
Grupo 2
Santos; Independiente Santa Fé (COL); Sporting Cristal (PER); Ganhador 3
Grupo 3
River Plate (ARG); Emelec (ECU); Independiente Medellín (COL); Melgar (PER)
Grupo 4
San Lorenzo (ARG); Universidad Católica (CHI); Flamengo; Ganhador 1
Grupo 5
Peñarol (URU); Palmeiras; Jorge Wilstermann (BOL); Ganhador 4
Grupo 6
Atlético-MG; Libertad (PAR); Godoy Cruz (ARG); Sport Boys (BOL)
Grupo 7
Nacional (URU); Chapecoense; Lanús (ARG); Zuliá (VEN)
Grupo 8
Grêmio; Guaraní (PAR); Zamora (VEN); Deportivo Iquique (CHI)